As sirenes de Montreal...

À porta de nossa casa há alguns dias atrás...


Ok, se estão a ler isto quer dizer que desta vez consegui dar continuidade ao último post do blog. 

E claro que o primeiro post dedicado a 100% a Montreal tem de ser sobre o fantástico, impressionante, fascinante mas ao mesmo tempo absolutamente chato processo de limpeza de neve da cidade. 

Começando por explicar, quando neva em Montreal, neva a sério. Em poucas horas conseguimos passar de não haver neve nenhuma para vários centímetros de neve. E a partir de certa altura a neve não desaparece mais (porque as temperaturas estão sempre negativas). 

O que já vi nevar aqui em 3 horas era suficiente para parar completamente quase todas as cidades onde vivi ou visitei até hoje por várias semanas (e não estão exagerar). Mas em Montreal a vida continua como se nada fosse, e isso é graças ao sistema de limpeza de neve da cidade. 

Acho que o ideal para se perceber um pouco melhor é ver, mas vou tentar descrever os vários passos da limpeza (simplificar um pouco). Depois deixo aqui vários links para verem (a melhor maneira de perceber é carregar nos links à medida do texto).

Há 3 partes principais para a limpeza da neve:

  • Limpeza dos passeios e ciclovias
  • Limpeza dos acessos privados 
  • Limpeza da rua
Os dois primeiros são mais fáceis de de explicar, mas as ruas é muito mais complexo... e diferente da maior parte das outras cidades (até das Canadianas).

PASSEIOS E CICLOVIA
Aqui a coisa é fácil... mal começa a nevar, uma mini escavadora, conduzida por um maluco (opá... pelo menos muitos são) começa a andar com a velocidade toda pelos passeios das várias ruas a limpar a neve a a atirar a never para o lado e a abrir caminho. Fora a sua loucura até é um serviço muito eficaz e simples. 

ACESSOS PRIVADOS
Os acessos privados são da responsabilidade dos donos. Há várias hipóteses desde limpa neves que parecem máquinas de cortar relva, driveways aquecidas até à mais comum de sub-contratar um empresa que faz a limpeza de várias casas na mesma rua ou de zonas comerciais. 
Como os acessos são privados, são da responsabilidade de cada um, mas se alguém cair nessa zona não estando essa zona bem mantida há riscos de responsabilidade para o proprietário privados (por exemplo, se os clientes de uma loja caírem).

RUA
A rua tema parte mais complexa da limpeza, por isso vou tentar resumir a história com uma exemplo do processo ao longo de alguns dias (por exemplo de uma rua como a minha):
  1. Neva uns 10cms de neve...
  2. Passam os primeiros limpa-neves a puxar neve para os lados na ruas principais e auto-estradas.
  3. Começam a passar os camiões com sal para a estrada
  4. Continua a nevar
  5. Continuam a passar limpa neves/camiões de sal em todas as estradas (principais e secundárias)
  6. Continua a nevar
  7. A neve começa a ficar aos montes nos lados da estrada e as estradas começam a ficar mais "estreitas".
  8. Os lugares de estacionamento dão lugar a montes de neve.
  9. São colocados sinais de proibido estacionar nas ruas (alternam no dia)
  10. E AQUI COMEÇA A FESTA...
  11. Independente da hora do dia a que vai ser feita a limpeza da rua, quando os camiões estão a caminho, começam as sirenes do reboque para levar os carros que estão nas ruas onde vão ser feitas as limpezas.

    E faço aqui um interrupção na história... estas sirenas são o último aviso para quem deixou o carro mal estacionado que ou o carro sai dali nos próximo minutos ou é rebocado... e é O SOM MAIS HORRÍVEL que eles conseguiram arranjar. O problema é que serve para acordar toda a gente (se for de noite). Eu pessoalmente já sei o vizinho (e tenho-lhe raiva) que deixou o carro mal estacionado há duas semana porque acordei à custa do carro dele.  Isto já para não falar das outras vezes todas que nem sei para quem estavam a tocar a sirene.

    À vezes param ao lado do carro e ainda fazem mais barulho. A sério, vejam os vídeos.
  12. Depois de todos os carros fora, a neve é colocada por escavadoras enormes em vários montes enormes.
  13. Passado um ou dois dias vem vários sopradores de neve gigantes apanhar a neve e atirar a neve para dentro de vários camiões (daqueles das obras) carregar a neve toda para fora da cidade, para pilhas enormes de neve. Vejam aqui alguns exemplos.
  14. E depois volta tudo ao passo 1 até percorrer as várias ruas (isto é uma rua zona de cada vez) e até parar de nevar (que podem ser dias)
Quanto mais escrevo neste post mais me apercebo que é impossível descrever isto tudo...  Por  isso vou deixar aqui mais alguns exemplos de vídeos:


E se ficarem completamente fascinados, podem ver mais duas horas de filmagem sem tratamento de limpeza de neve em Montreal...


De novo, tudo extra simplificado. A melhor maneira de perceber é nos visitarem no Inverno... just saying... 😂


Comentários

Mensagens populares