Comida Portuguesa na Nova Zelândia...

Quando falamos de comida Portuguesa aqui na Nova Zelândia todos são bastante experts no assunto e conhecem o nosso famoso "frango piri-piri".

Claro que eu não fazia ideia ao que se estavam a referir, mas ao que parece há em diversos países pelo mundo uma cadeia de fast-food (da mesma forma que existe o McDonalds ou a Pizza Hut) de "comida Portuguesa". Esta cadeia tem especial força na África do Sul, Austrália e, claro está, Nova Zelândia.

A minha ideia, pelo que me descreviam, era que não tinha nada a haver com a nossa comida, mas hoje lá arranjamos uma oportunidade e fomos a um dos dois restaurantes da cadeia Nando's que há em Christchurch para experimentar a comida.

Conclusão: pelo que percebemos tem um conjunto de comidas que não tem exactamente a haver com Portugal, como por exemplo da "Paelha Portuguesa" (ok, nós cozinhamos paelha, mas esta é claramente Espanhola) ou as Pitas (de Portugal ao Médio Oriente ou Grécia ainda vai um bom bocado).  Mas de facto tem dois pratos (que são a imagem de marca deste franchising, pelo menos isso) que de facto encontramos em Portugal um pouco por todo lado: o Frango no Churrasco picante e as Espetadas. Tem uma opção com um piri-piri bastante picante (mais do que aquele que usamos), mas sim, é uma versão comercial em massa das nossas churrasqueiras. Claro que eles nunca vão conseguir entrar no mercado Português (espero eu), porque fica a milhas das nossas verdadeiras churrasqueiras, mas para Inglês ver (e comer) aceita-se como Português.

Curioso é a quantidade de símbolos Portugueses que os restaurantes tem. Um bocado adulterados, é verdade, mas sem dúvida que se vendem como Portugueses...

Aqui ficam as fotos de um dos restaurantes de Christchurch:




Já agora, "Haere Mai" quer dizer "Bem-Vindo" em Maori, a segunda língua oficial da Nova Zelândia... só para o caso de pensarem que eram eles a fazer-se passar por Portugueses nessa frase também.


Comentários

  1. Que engraçado, estava para fazer um mini post sobre o Nando's... Estive recentemente em Edimburgo e acabei por também entrar num - não e' bem bem comida portuguesa, embora la seja um pouco diferente, pelo que dizes, da dos da Nova Zelândia, mas ao menos o frango não esta' embebido em manteiga como na Alemanha. :) e no fim ainda marcharam duas natas e um café expresso, que me souberam a casa. :)

    ResponderEliminar
  2. Acho que o Nando's foi criado por um emigrante portugues na africa do sul.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares