Nestes últimos dias já estava a ficar curioso com o número de empresas com o nome de "Southern Cross" um pouco por todo lado aqui e resolvi fazer o meu trabalho de casa.
"Southern Cross" é a constelação que chamamos "Cruzeiro do Sul" e que no hemisfério sul tem uma importância similar à Ursa Maior no hemisfério Norte (embora não sejam opostas). É a constelação que "mais brilha no céu" e que ajuda a encontrar o sul.
Na Nova Zelândia a sua importância é tal que a constelação está representada na bandeira ao lado da Union Jack (que fica no canto superior esquerdo da bandeira).
Mas a Nova Zelândia não é o único país onde esta constelação está representada na bandeira. Vários países a tem, incluindo a vizinha Austrália (cujo a bandeira é mesmo muito parecida) e o Brasil, o nosso "país irmão". (há mais países que tem)
A parte curiosa nisto é que a bandeira da Nova Zelândia é diferente da Australiana (ou do Brasil) porque na Nova Zelândia não se vêem todas as estrelas desta constelação como se pode ver por exemplo da Austrália, e por isso a constelação é só representada por quatro estrelas na bandeira.
|
Bandeira da Nova Zelândia |
|
Bandeira da Austrália |
|
Bandeira do Brasil |
E depois de uma semana a aprender uma pouco sobre bandeiras do hemisfério sul deparo-me com algo muito curioso. Estava a pesquisar sobre a cidade de
Ceuta quando reparei na bandeira desta cidade autónoma que pertence à Espanha.
|
Bandeira de Ceuta |
Com o brasão de Portugal (monarca) ao centro e as cores de fundo de Lisboa a razão é que esta cidade (caso não se lembrem da história) pertenceu a Portugal. Quando Portugal caiu no dominio Espanhol (com os Filipe's) Ceuta também caiu, mas quando lutamos pela nossa independência Ceuta ficou do lado Espanhol. Com a independência de Portugal, assinado no Tratado de Lisboa, Ceuta pertenceria a Portugal, mas visto a influência Espanhola já ser muito grande nesta cidade ela ficou Espanhola mantendo o Brasão e Bandeira Portuguesa... até hoje.
Gostei desta pesquisa :) Muito curioso mesmo :)
ResponderEliminar