Uma outra vida em Montreal...


Mais de meio ano depois do último post na Nova Zelândia, fica o primeiro post no Canadá 🇨🇦 ... ou mais precisamente o primeiro post no Quebec (mais sobre isto se um dia tiver tempo).

Os últimos meses tem sido de adaptação a um novo país. Algo que já estamos (um pouco) habituados mas há sempre desafios novos.

Apesar meteorologia no últimos meses em Montreal ter sido da melhor, em termos de Verão, que tivemos nos últimos 10 anos e do Outono ter sido fantástico (em particular em termos de paisagens),  o Inverno chegou e a meio de Novembro já começamos a entrar nos números negativos de temperatura. Esta noite a cada 3 horas é mais um grau negativo... (WELCOME TO CANADA)

Para quem nunca trocou de país, os primeiros meses são sempre a tratar de um número infindável de burocracias: 

  • número de segurança social
  • arrendar/comprar casa
  • escolas/creches para as crianças (e este foi um desafio e tanto devido a umas novas leis no Quebec)
  • comprar carro (obrigatório quando se tem duas crianças)
  • seguros (de tudo e mais alguma coisa)
  • cartas de condução (na realidade, tirar a carta de novo porque as duas cartas de condução que temos não são reconhecidas para transferência)
  • bancos
  • ter novos médicos
  • telemóvel / internet / electricidade...
  • electrodomésticos para a casa (temos a mobilia da Nova Zelândia mas a electricidade é diferente por isso todos que não funcionavam em 110v-220V foram vendidos antes de virmos. 
  • etc... etc... etc...
Com tanta coisa ainda só deu tempo para explorar um pouco da cidade, visitar as montanhas para umas caminhadas de Outono, visitar parques infantis (porque as mais novas a isso obrigam)... ahh... e preparar para o Inverno, inclusive para o ski. 


Montreal para já tem sido uma cidade interessante de se conhecer. Acho que é cedo para falar muito mas sendo a segunda cidade no Canadá com mais Portugueses (mais de 40.000, só atrás de Toronto), tem sido uma diferença curiosa com Christchurch, onde eram menos de 100. Tudo é diferente. 

Falando de desafios, o maior até agora tem sido o Francês... em particular nos primeiros meses de escola da Sofia. Para nós afecta de diferentes modos, mas não de uma forma tão imediata como a ela (que está numa escola bilingue para já. 
Depois o refazer uma vida social (que com a falta de tempo não é muito fácil) e o trânsito (não que seja muito mau, mas já não sabíamos o que era isso).

Nos pontos positivos, culturalmente a cidade tem tanto mais para oferecer, já temos a próxima visita a Portugal marcada para o Natal, as pequenas já tem as suas actividades todas organizadas, profissionalmente os desafios estão a ser super positivos. Ahh.. e o Halloween é bem mais intenso...





Comentários

  1. Como tenho o mau hábito de não ir saber como estás, foi bom receber uma notificação dum novo post teu. Abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares