Picnic Português...

Enquanto em Portugal os dias começam a ficar mais frios, na Nova Zelândia o Verão caminha a passos largos para aparecer e entretanto a Primavera já vai a meio.

Apesar de termos vários amigos Portugueses aqui perto não é normal ter-se um encontro exclusivamente de Portugueses a não ser no dia de Portugal (portanto, isto só acontece uma vez por ano). Numa conversa de Facebook com o grupo de Portugueses da cidade  alguém sugeriu que se fizesse um picnic com a malta de Portugal (e família), só porque sim.

Sinceramente não imagino um encontro espontâneo a correr melhor. Apesar de marcado com duas semanas de antecedência (que aqui torna a meteorologia totalmente imprevisível) esteve um dia de sol fantástico e sem vento. Tenho dificuldade em me lembrar muitos dias com esta combinação na cidade. O ponto de encontro foi um dos vários parques da cidade, este nós não conhecíamos, que tinha o ambiente perfeito para o picnic: à beira de um rio pronto a se meter os pés na água, num enorme campo relvado para as crianças brincarem, com mesas para uma conversa ocasional e super sossegado (só estava praticamente o nosso grupo).

Como um bom picnic Português, não faltou a comida (sobrou muita comida para os dias seguintes... mesmo), a bebida (também sobrou, ainda tenho cervejas em casa a quem quiser vir fazer uma visita) e muita boa disposição. Por um momento até a música não faltou (admito que fui eu com a gaita-de-foles galega, mas só porque os mini-fãs pediram, fora a Sofia que foge sempre).

Para mim neste momento falar em Português ou Inglês é igualmente natural. Apesar disso é bom ter um dia passado com aqueles com quem partilhamos a cultura e língua. Principalmente para expôr a Sofia a mais pessoas a falar Português (embora as crianças, apesar de todas falarem Português em casa, falarem Inglês entre elas).

Como nestas coisas os momentos kodak contam muito, aqui fica um fim de semana bem passado. Que venham mais assim...
(e sim, todas as pessoas que se vêem nas fotos eram do nosso grupo, mais alguns que não aparecem nestas fotos)












Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares