Global Blue Tax Free - Como poupar (receber de volta) dinheiro ao viajar...

Às vezes acredito que devia haver um manual do emigrante ou viajante. Não estou a falar de um desses que dizem que precisamos de Vistos, os salários que se podem ganhar ou os nomes dos aeroportos.
Estou a falar daqueles que nos dizem as coisas não óbvias, que nos podem falhar e que facilmente as conseguimos obter quando estamos fora.

A que me estou a referir? Na minha última viagem a Portugal resolvi fazer várias compras (coisas que não encontro facilmente na cidade onde estou). Na segunda loja onde estava a fazer compras em conversa com o funcionário da loja (sim, eu meto conversa mesmo com toda a gente, é verdade) comentei que vivia no estrangeiro. Mesmo antes de pagar ele perguntou-me em que país vivia, pediu desculpa, mas disse que era para saber se me dava o Global Blue Tax Free, que eu não fazia a mínima ideia (mas como é que nunca ninguém me falou nisto antes???). Quando disse Nova Zelândia ele disse que sim e começou a explicar...

Afinal, o que é o Global Blue Tax Free? 
Ainda não sei todos os detalhes legais por trás disto mas já lhe fiz uso e é qualquer coisa como:

Há um acordo entre vários países e se alguém de um país fizer compras noutro tem direito a um reembolso do dinheiro dos impostos, desde que seja numa loja aderente. As lojas tem vantagens em ser aderentes a isto e posso dizer pela minha experiência no Porto (Portugal) que em seis lojas que fiz compras cinco eram aderentes (algumas tinham mesmo o emblema fora da loja, outras eram aderentes mas não tinham esse emblema, por isso mais vale perguntar).

Como se processa isto? 
Ao fazer as compras, tem que se pedir para os funcionários preencherem o formulário Global Tax Free. Este formulário tem de ser preenchido com todos o items comprados.
Aqui ainda não se tem dinheiro de volta, este só é "devolvido" no aeroporto. Ao fazer o check-in tem que se dizer ao funcionário que a mala tem items para Global Tax Free (ahhh sim, todos os items comprados tem de ser levados para o país no qual se vive). Aí temos de ir deixar a mala à alfândega para o Global Tax Free (em Lisboa, aeroporto onde fiz a minha saída de Portugal, era simplesmente outro posto igual ao das companhias aéreas mas da alfândega). Aí o funcionário confirma se o items da lista estão na mala (deve ser aleatório porque não me confirmou um a um... se calhar por ser roupa dava muito trabalho) e se a residência fiscal da pessoa em causa é a que se alega (no meu caso a minha residência fiscal é a Nova Zelândia e isso apareceu lá no sistema).

Nesta altura o funcionário carimba o papel original e depois de passar os controlos (raio-x e assim) há um posto em que ao se entregar este papel carimbado, como se fosse magia, dão-nos o dinheiro na moeda à escolha (só me deixaram escolher entre EUR, GBP ou USD que não era bem o que queria, mas não deixou de ser dinheiro caído do céu).

Quem pode fazer isto?
Qualquer pessoa ao fazer uma viagem, desde que não esteja no seu país de residência fiscal (sim, para isto temos de ter as residências fiscais todas direitas).

O que é mau nisto tudo?
Aqui é que é a má notícias para muitas pessoas... é que, tal como no Duty Free (este acredito que todos conhecem), também aqui a União Europeia é considerada "como um país"... ou seja, quem vive em Portugal não tem direito a isto na Alemanha ou França por exemplo. Os Portugueses a residir em Portugal conseguem fazer isto na Argentina, Uruguai, Marrocos, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Noruega e mais alguns países extra comunitários. Eu, como tenho residência na Nova Zelândia posso fazer, para além destes, em toda a União Europeia. Aqueles que estão nos países Africanos ou Americanos (por exemplo) estão na mesma situação que eu.

Cuidados a ter?
Ao fazer muitas compras temos de ter em conta que certos países temos limites de valores que se podem importar sem pagar imposto (sem ter nada a declarar). Por exemplo há países tem um limite de $2500 de compras no estrangeiro sem se declarar. Aí convém sempre estar informado com o país de origem (depende de cada um). Mas isto já acontecia antes.

Aplica-se a todas as compras?
Sim, desde que a loja seja aderente sim, embora haja um limite mínimo nestas compras. Não me lembro quanto era, mas rondava os 40 Euros em Portugal.

Funciona mesmo?
Sim... já fiz e recebi o dinheiro (quase nem parecia verdade, porque para mim era inesperado.. nunca ninguém me explicou isto antes, como é possível... começo a pensar no que já podia ter poupado no passado).

Quanto se recebe?
Não fosse eu de informática e não teria aqui um simulador... mas como sou, aproveitem e vejam quanto podem poupar, este é mesmo do site oficial:


Se quiserem mais informações podem sempre consultar o site oficial ou começar a perguntar de loja em loja porque nas lojas (melhor ou pior) eles sabem informar.

Tal como tudo neste blog, toda a informação aqui é resultante da minha experiência pessoal e por isso está sujeita a erros. Para mais informações consultem os documentos no site oficial ou informem-se nos aeroportos. A minha ideia aqui é que as pessoas saibam que isto existe.

Se já sabiam de tudo isto, peço desculpa pelo texto todo mas pergunto: Porque é que nunca me explicaram isto antes?

Comentários

  1. Olá Rui! Realmente isto funciona! Mas ultimamente é clara a má fé em iludir o turista a comprar com a garantia do abatimento do tax free, e na hora do reembolso no aeroporto fazerem de tudo e mais um pouco para não pagarem! Demora no atendimento, pouco caso com o turista, desculpas para não pagarem! Em Portugal acontece muito! Todas as vezes que vou, presencio uma falta de respeito imensa! E eu que tinha esse povo como correto e bem educado! Me decepcionei!

    ResponderEliminar
  2. Viva Daniela,

    Claro que nao posso comentar a(s) experiencia(s) que teve porque nao estive presente.

    Comigo felizmente correu tudo bem e nao tive problema nenhum, nem entrave nenhum. O tempo que estive 'a espera foi o do atendimento de mais duas pessoas 'a minha frente (perfeitamente aceitavel). So' estiverem a verificar a legitimidade da minha residencia fiscal (que estava tudo em ordem) e carimbaram sem problemas.

    Como em todos os paises: Portugal, Brasil, Alemanha, Australia, EUA... ha' pessoas que sao melhores a atender e a lidar com pessoas que outras. Eu pessoalmente, tal como disse, nao tenho razao de queixa deste servico. Mas ja tive varias episodios em aeroportos por todo mundo, por isso nao me espanta.

    So' nao creio que tenha a haver com o povo ou o pais...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares