Viagens da Minha Vida.
Já conto os dias para a partida para a Holanda. Muito ansiadade, nervosismo mas acima de tudo muita vontade por "conhecer o desconhecido".
Haverá coisa mais extraordinária que conhecer novos mundos?
Está no sangue do nosso povo o "navegar por mares nunca dantes navegados", e sinto vontade disso, embora muitas vezes nos seja complicado.
Já tive algumas experiências de "navegação", sendo estas proporcionadas por uma viagem de INTERRAIL, pelo Orfeão Universitário do Porto e por viagens esporádicas que todos nos lembramos de fazer.
Falando um pouco destas viagens acho que é importante lembrar que antes de partirmos ao desconhecido de outras culturas, devemos nos conhecer a nós próprios. O nosso país tem lugares de sonho e tradições fantásticas. Sair de Portugal sem percorrer o continente e descobrir as nossas ilhas é impordoável. Há aldeias e vilas com montes de mistérios por descobrir e paisagens do mais lindo que há pelo mundo, e por vezes nem valor a isto dámos.
Conhecer o que somos, mas também o que fomos. O arquipélago de Cabo Verde fala-nos de um passado recente, que nem sempre nos lembrámos. Uma das melhores experiências culturais da minha vida. Um povo fantástico, que embora "rico" de espírito, me pareceu a outros níveis demasiado pobre. Demasiado abandono. Nem se limitem a visitar os pontos turísticos, conheçam as terrinhas, as pessoas. É uma recomendação para este, e para qualquer outro lugar.
Tanque abandonado em Cabo Verde
E depois conhecer... conhecer tudo, com o espírito de aventura e nunca como um "turista de rebanho". Conhecer as grandes capitais, e as pequenas aldeias. Falar com as pessoas, conhecer culturas e opiniões. Ouvir histórias e estórias. Acima de tudo aprender e conviver. Andar de metro com o povo de cada lugar e caminhar nos caminhos despromovidos de turistas.
Comentários
Enviar um comentário