segunda-feira, junho 23, 2014

Uma cidade sempre em mudança...

Acho que não deve haver muitas cidades no mundo que vejam uma mudança tão grande ao longo de uma semana.

Por exemplo, na semana passada um centro comercial mudou todo de sítio. Demorou uma semana a mudar e para já é por mais um ano no novo local. Isto para não falar do layout das ruas que muda constantemente, isto acontece mesmo de um dia para o outro.

E ainda temos novos prédios que nascem como cogumelos todos os dias. 
Para quem vem a esta cidade pela primeira vez parece que não tem nada, ainda está tudo por construir, mas estando cá nota-se tanta diferença.

Por esta razão continuámos os nossos passeios a explorar "novos locais" que ainda há pouco tempo eram tão diferentes. No meio dos jardins botânicos abriu este mês um novo bar, uma estufa para várias plantas dos jardim e um centro de exposições. No centro da cidade, tal como disse, o Re-Start Mall trocou de local e foi para mais perto do rio de forma a dar lugar a novos prédios no local onde estava anteriormente.

Aproveitamos os fins de semanas para visitar estes locais com a Sofia e tentar diferentes modalidades de explorar o mundo com ela. Para já todas a modalidades são boas para ela dormir e adaptou-se perfeitamente. Ficam as fotos de mais umas mudanças por Christchurch...






segunda-feira, junho 16, 2014

Portugueses de Christchurch e Canterbury...

Na semana passada, no dia 10 de Junho, foi o dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portugueses.
Como aqui não houve feriado, o dia de Portugal celebrou-se no domingo seguinte.

Descobrimos, ou melhor, fomos descobertos por um grupo de Portugueses aqui em Christchurch (e arredores) que já se conheciam e organizam estes encontros entre eles. Desta vez juntaram-se outros Portugueses que já conhecíamos e tivemos o nosso dia "mais Português" desde que aqui chegamos, há mais de um ano e oito meses.

A comida era excelente (com aqueles petiscos bem Portugueses), todas as pessoas que conhecemos muito simpáticas e um ambiente fantástico.
Na sua maior parte eram Portugueses havendo dois ou três casais onde um dos elementos era estrangeiro. Das (muitas) crianças ou adolescentes, algumas eram nascidas em Portugal e outras já nasceram em terras de Kiwis. A Sofia foi a bebé mais nova, mas havia mais bebés um pouco mais velhos.

Às vezes é difícil explicar a falta que estes momentos, tão típicos de Portugal (e que não existem nos outros países), nos fazem. A organização foi fantástica, mesmo havendo tantas pessoas que não se conheciam anteriormente.

Do dia fica a "foto da praxe" e uma espreitadela para a comida. O resto, de certo que no futuro haverá mais... venham visitar e pode ser que tenham sorte de apanhar um destes momentos.

(Para os que tiverem dúvidas, aqui na Nova Zelândia o vento também sopra na direcção contrária, por isso a bandeira ficou para o outro lado na foto ao ar livre. A comida é só uma pequena parte da zona das sobremesas)



Mundial de 2014

E a bola já rola...

O Mundial já começou e daqui a umas horas, quando aqui na Nova Zelândia forem quatro da manhã joga Portugal com a Alemanha.

E é sempre bom fazerem-se tantas referências a Portugal nestes dias (para já boas... vamos a ver se assim continuam, não nos vá acontecer como a Espanha). Sabe que estamos mais perto da Europa.

Mesmo estando na Nova Zelândia, em que o futebol está longe de ser o desporto principal, é daqueles temas que todos falam. Fica a foto da sala de "convívio e comida" da minha empresa, como prova que até aqui se sente o mundial.

Força Portugal...


segunda-feira, junho 09, 2014

O Mundo de Sofia...

Não fossem os livros de Filosofia uma presença sempre viva na casa onde cresci e provavelmente não me lembraria de um livro cujo o título é "O Mundo de Sofia".

Engraçado como agora o nosso mundo acaba por ser o mundo da Sofia. Desde que ela nasceu ainda não saímos da cidade. Mesmo assim pelo menos já saímos algumas vezes de casa.

Aos poucos vamos aumentando o mundo dela, apresentando-a a novas pessoas e a novos lugares.

As primeiras saídas implicaram pequenos passeios de não mais de quinze minutos. Em seguida foi a aventura da primeira ida ao centro da cidade para ela saber como era a catedral (ou o que resta dela) quando ela nasceu (fica o registo fotográfico só para o caso de ela não se lembrar deste passeio). No fim de semana anterior a visita foi a Governor's Bay e ao nosso local de Chocolates favorito da cidade, o She Chocolate, onde ela quis marcar presença na foto a até levantou o braço para aparecer.

Com as aventuras a aumentar (mas ainda sem nunca sair da cidade) este fim de semana fomos visitar uns amigos e ela resolveu aproveitar um pouco a vista e o quentinho.

Obviamente que as descobertas, apesar da tenra idade,  acontecem em todo o lado, principalmente em casa, mas este é o lado da experiência diferente que podemos dar à nossa filha: a crescer rodeada de um ambiente tão diferente daquele que todos os seus familiares até hoje tiveram numa cidade rodeada de beleza natural.

Assim aqui fica um pouco do que é o Mundo da Sofia na Nova Zelândia:



sábado, junho 07, 2014

Desporto na Nova Zelândia

Com o aproximar do Mundial de Futebol (falta menos de uma semana) surgem sempre alcunhas para as selecções nacionais de futebol. Há sempre o problema em saber qual a alcunha que "cola" melhor.

Na Nova Zelândia isto não é um problema. Todas as selecções nacionais, dos vários desportos, já tem a sua alcunha e é por esse nome que são sempre conhecidas. Não é preciso dizer o desporto ou sexo dos elementos da equipa pois o próprio nome já "indica" isso.

O problema é mesmo quando alguém (um estrangeiro no país, como nós) não sabe de que desporto se está a falar (por exemplo, quando estamos a ouvir uma notícia na rádio) pois não sabemos a que equipa corresponde a alcunha. Ao longo deste tempo na Nova Zelândia já fui aprendendo alguns.

O mais famoso é o da selecção do desporto em que os Kiwis tem os melhores resultados, o Rugby, com a selecção nacional a ser denominada, mesmo a nível mundial, como os ALL BLACKS. Como esta é apenas uma em várias, aqui fica a lista das que já descobri até hoje (as mais populares por cá):

Rugby (masculino): ALL BLACKS
Rugby (feminino): BLACK FERNS
Basketball (masculino): TALL BLACKS (adoro este nome)
Basketball (feminino): TALL FERNS
Futebol (masculino): ALL WHITES
Futebol (feminino): FOOTBALL FERNS (a única das que sei que diz o desporto)
Cricket (masculino): BLACK CAPS
Cricket (feminino): WHITE FERNS
Hockey no gelo (masculino): ICE BLACKS
Hockey no gelo (feminino): ICE FERNS
Softball (masculino): BLACK SOCKS (SOX)
Softball (feminino): WHITE SOCKS (SOX)
Netball (feminino): SILVER FERNS (este desporto aqui é mesmo muito popular)
(continua depois dos vários logotipos)



 





NOTA: a palavra FERN que dizer em Português feto (planta, Cyatheales, que se vê em todos os logotipos das equipas). O Silver Fern (Feto prateado) é uma planta que se encontra muito na Nova Zelândia sendo considerado, a par do Kiwi, um símbolo nacional.