25 de Abril - ANZAC Day

Amanhã, que para mim é já dentro de poucas horas, é dia 25 de Abril.

Aqui, no país onde estou, é um dia especial. É feriado nacional. Um feriado marcado por comemorações que tem origem num evento militar de há muitos anos atrás e em que as pessoas usam uma flor vermelha para marcar este dia.

Os mais distraídos, e tendo em conta que estou a escrever em Português, podiam pensar que estaria a falar do 25 de Abril de Portugal e assim da "Revolução dos Cravos" mas a realidade é que continuo na Nova Zelândia e no entanto tudo isto se mantém.

Amanhã é o "Dia ANZAC" que é celebrado na Austrália e na Nova Zelândia (e noutras ilhas aqui perto). ANZAC quer dizer "Australia and New Zealand Army Corps" que era um corpo do exército formado por soldados destes dois países que lutou na Primeira Guerra Mundial. A data celebra o primeiro dia do desembarque (no ano de 1915) destes soldados em conjunto com o exército Britânico em Gallipoli na Turquia. Esta batalha resultou em mais de 10.000 mortes para o exército Aussie e Kiwi bem como a sua derrota ao fim de vários meses de combate.

Para prestar homenagem neste dia são usadas papoilas (vermelhas) um pouco por todo lado, um simbolo para o "não esquecimento" de todos os soldados falecidos na Primeira Grande Guerra.

Aqui na cidade as cerimónias começam às 6 horas de manhã, mas, por muito respeito que tenha pelos soldados, acredito que a essa hora ainda vou estar a dormir.

Curioso como com 365 dias num ano, há cerimónias tão parecidas (por muito que recordem eventos tão diferentes) em países que estão distantes e que são celebradas no mesmo dia... em parte ajuda uma pessoa a se sentir em casa (e sempre é um feriado para se descansar do trabalho).


Comentários

Mensagens populares