sábado, abril 29, 2006

"Dan Haag en Amesterdam"

E depois de uns dias complicados para escrever, vou continuar mais um bocado offline porque este fim de semana a festa é em "Dan Haag en Amesterdam", ou seja em Haia e Amesterdão. Pelos vistos é o aniversário da rainha, e por isso só vou acabar de escrever isto e ir dormir... que amanha é novi dia..

segunda-feira, abril 24, 2006

"MIJN NAAM IS..."

Uma daquelas primeiras frases que se deve aprender dizer numa lingua é "o meu nome é...". Bem é esse o significado de "mijn naam is...".

Porque me lembrei disse agora? Porque quero apresentar as duas "novidades" fofinhas da família (um mês um e menos disso a outra). Os pais não me deram autorização para por aqui a foto, mas a assim fico a saber se eles vem ver o blog ou não, e tem de cá passar para ver. E depois se quiserem que tire as fotos ainda tem muito trabalho pela frente. Já agora, estas são os filhos (filha e filho) de dois dos meus primos (e suas respectivas esposas claro).

Mijn naam is Daniela:

Mijn naam is Diogo:

domingo, abril 23, 2006

"KAMPIOENEN"

Mas havia dúvidas que esta era a palavra de hoje?
Pois, o significado da palavra "kampioenen" é FC Porto. A tradução à letra da palavra é CAMPEÔES, mas pode-se dizer que os significados completam-se neste caso. Como pena só fica uma temporada em que quase não vi jogos (a não ser os jogos com os clubes de Lisboa), mas para o ano há mais, e já os verei a todos...


sexta-feira, abril 21, 2006

"VLA"

Bem... não sei se estou a fazer batota, talvez esteja, mas a palavra de hoje é "VLA", que é para mim a única coisa comestível que consigo ligar apenas a este país, que acho mesmo boa. É uma totche (já ensinei a palavra por isso agora vem assim) que se pode encontrar cá por todos os sitios. O que quer dizer à letra, não sei (daí ser um bocadinho de batota, mas pronto), mas se passaram por cá, não há nada como provar. Fica aqui uma imagenzinha para abrir apetites.


quinta-feira, abril 20, 2006

"LEKKER DING"

Mais uma lição... a de hoje não próprimente útil, mas engraçada:

"LEKKER DING" quer dizer em bom português: "Gaja Boa", e outras coisas do género. A tradução à letra é "Coisa apetitosa". "Lekker" neste contexto quer dizer apetitoso (alguma coisa "nhamiii" se me entendem) , embora a palavra tenha montes de significados, como por exemplo "boa cena", "fixe", etc, enquanto "ding" é coisa.

A resposta normal de uma rapariga para além da bofetada e afins (ok, estou a exagerar... mas pronto) seria um bom: "Eu não sou uma coisa!", ao que se pode sempre responder: "Agora que vejo melhor também não és tão apetitosa..."

p.s.: esta foi uma das anedotas que eu consegui perceber numa banda desenhada... foi um momento de orgulho meu. Traduzindo não tem tanta piada, mas entendam a minha felicidade.

terça-feira, abril 18, 2006

Uma palavra por dia: "TOETJE"

Nova secção no meu blog. Na minha busca por me sentir mais integrado aqui vou passar a escrever um bocado por dia (se falhar algum dia no seguinte escrevo mais um bocado e por aí fora) dedicado ao neerlandês. Uma palavrinha por dia e alguma coisa sobre ela. Começo pela minha palavra favorita:

TOETJE: é a palavra para dizer "sobremesa"... e uma das que já sou proibido de dizer em inglês. O significado da palavra traduzindo à letra devia ser "boca pequena". Eu sei que o "tje" quer dizer pequeno (é o nosso "inho" ou "inha") logo imagino que o "toe" queira dizer boca, mas hoje já é tarde para estar a investigar sobre isso.

E assim fica a minha primeira lição Neerlandês-Português.

Alguém me entende...

Encontrei esta preciosidade na net:

"Ode to the potato:

Dutch food has a well-earned reputation for being boring and tasteless. To understand Dutch food, you've got to understand the potato. And to be able to eat Dutch food with anything approaching pleasure, you better know how to make a good jus.

Michal Meulenberg"

A navegar...

Às vezes fico simplesmente a "navegar" pela net... encontrar pessoas, ler o que escrevem, o que sentem. Nisto, um dos sites pelos quais passeio é o HI5 visto ter o toque especial que as pessoas que lá vejo conheço-as, e vejo lá coisas que na correria do dia a dia nem sempre se reparam, principalmente de pessoas que conhecemos, mas nunca chegamos realmente a descobrir.

Deste meu último passei fica-me a frase da imagem abaixo que o Pires Peres disse subscrever por baixo (e eu "atrevo-me" a fazer o mesmo), e a frase que a Mariana Brandão diz ser a sua citação favorita:

"There are two great days in our life: the day we born and the day we discover why."



segunda-feira, abril 17, 2006

Visitas e jantares...

Com visitas por cá, obviamente dá para se tirar mais umas fotos. Assim aqui ficam as dos últimos dias da visita da Teresa e de uma amiga (Sandra) e do jantar quase 100% tuga (o Harm que mora comigo jantou connosco) que fiz cá por casa na sexta passada.

A Teresa e eu nas ruas de Delft no dia da chegada dela e da amiga.

Alguns dos convidados do jantar da sexta feira passada, da esquerda para a direita:
Sandra, Eu, Hugo, Cátia e João


As caretas do costume, mas em Amesterdão

Nova visita a Madurodam... agora com MUITAS MAS PESSOAS. Lotação quase esgotada.

Falta de tempo...

Peço desculpa pela falta de notícias mas o blog vai voltar a ter actividade agora. Foram uns dias a rever pessoas do Porto (irmãos Caiano Gil e família) e a Teresa Costa (a.k.a. TCzinha) e uma amiga resolveram dar um salto aqui aos Países Baixos.

Depois ponho cá uma foto destes dias a fazer visita aqui ao país que me acolhe: Delft (a minha cidadezinha), Amesterdão (Museu de van Gogh, Red Light District e outras atracções que tal de quem visita estas bandas) e Den Haag (Madurodam, Parlamento dos Países Baixos e centro da cidade).

Visto que na sexta ainda trabalhei, amanhã vou gozar o meu dia férias aqui calmamente...

Os suspeitos dos costume

segunda-feira, abril 10, 2006

Uma semana depois...

Uma semana depois, e como não tive muito tempo para escrever por cá:

- continuo com mais dois primos pequeninos na família e depois ponho cá a foto deles, que já as tenho, mas tinha de as ir procurar

- tive ontem um jantar para 12 pessoas cá em casa (está longe do máximo da casa anterior, mas já faz lembrar os jantares que lá tantas vezes aconteciam)

- duas noites com festas neste fim de semana (sim, é a única altura em que posso sair) - e a primeira vez que vi o meu colega de casa a fazer DJ'ing numa festa.

- em uma semana tenho cá visitas e amanhã vou ver se me encontro com a família Caino Gil (para quem o conhece... vem cá todos...)

segunda-feira, abril 03, 2006

INDESCRITÍVEL...

Acho que havia muito que não me ria tanto a ver uma coisa destas... carreguem no play e vejam até ao fim:

(Vejam o link, tirei o video...)


Saltinho ao Porto...

a Aveiro... à Póvoa do Varzim... a Paços de Ferreira...

Tudo em dia e meio... estou exausto...
Foi bom. Foi muito curto...

Parabéns à Filó e ao Ranger pelo casamento... e à Daniela por ter nascido (é a minha prima mais novita que nasceu ontem...)

A viagem ainda deu para conhecer o Diogo, que nasceu há cerca de 15 dias... que era até ontem o meu primo mais novo, mas a Daniela destronou-o... e assim a minha familia cresce... :)