Treme, Treme...

A terra acabou de voltar a tremer e lembrei-me de fazer aqui o ponto de situação deste mês de terramotos.  Este não foi nada de especial, foi fraquinho, mas teve a particularidade de ser mais longo em duração.

Desde que cá estamos só dois se podem considerar dignos de registo. A imagem seguinte demonstra o nosso tempo aqui na cidade. Sentir-se assim sem dúvida que é um terremoto só os que estão a amarelo (se estiverem acordados, que não foi o meu caso com o segundo porque não acordei). Depois aqueles com maior magnitude (mas abaixo do 4) também se sentem mas nada de alarmante. Fica-se atento a ver como vão "progredir".


Claro que dentro do panorama que tem sido os últimos dois anos (imagem seguinte) as coisas parecem calmas. Independentemente disso temos os "kits" todos preparados para o que der e vier. Não existe uma "casa segura" ou estar preparado psicologicamente. Mas seguimos as recomendações e antecipamos o que é possível. Se algum dia acontecer um mais forte logo veremos. 

Carreguem nas imagens para aumentar ou vejam no site de "Terramotos de Canterbury em Tempo Real". Existem aqui vários sites que actualizam esta informação e até há um para se fazer o relato da escala de Mercalli. Se o sentirmos vamos lá escrever o como o sentimos e o que aconteceu à nossa volta (questionário online muito simples). 

Comentários

  1. Caro Rui,

    Por aqui andei, no teu blog... as coisas parece que não são fáceis, mas vão melhorar, com certeza! A casa esteve difícil, mas pelo email já está também essa etapa concluída! Dos abalos sísmicos... bom, admiro a vossa coragem ;-)

    Estive a ver as fotografias... Eh pá, isso aí é muito bonito!!! Estou a pensar ir aí passar uns dias c'a minha bicla Zulinha... Coisa pouca, tipo um fim de semana ou assim... Saio daqui no Sábado bem cedinho, fico aí para Domingo e regresso à noite... pode ser? Hum? Não dá????

    Bolas, és um desmancha prazeres...

    Bem, um beijinho à Catarina e um abraço grande para ti! Vai dando notícias, sim?

    A. Augusto de Sousa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares