Canterbury

Explicando um pouco de geografia da Nova Zelândia: Christchurch fica da Ilha Sul (também chamada de Te Wai Pounamu, nome em Maori) numa região chamada Canterbury.

Porque que é que isto é importante saber?
Bem, este fim de semana foi a final do campeonato nacional de Rugby de regiões. Ouvimos dizer que era um jogo de rugby muito importante aqui para os kiwis (nome que os neo-zelandeses se chamam a eles próprios).
Como queremos a melhor integração possível, fomos ver a final do campeonato que se realizou aqui na cidade, que foi assim o nosso primeiro de jogo de rugby de sempre. A final foi entre Canterbury e Auckland (a maior cidade da Nova Zelândia).

Tenho a dizer que gostei imenso de ver rugby ao vivo. O facto de ser duas equipas importantes nacionais deve ter ajudado para um excelente jogo. Muito emoção e muitos pontos marcados. Muito mais actividade que num jogo de futebol.

Claro que habituados a ver o FC Porto jogar e ganhar não nos sentimos defraudados pelo resultado. A nossa equipa venceu: Canterbury 31 - 18 Auckland (com direito a vídeo de resumo se clicarem aqui no resultado)...

Canterbury a jogar de preto e vermelho

E tal como no Porto, os campeões são a minha equipa local.

Nota extra: o jogo foi no estádio Rugby League Park porque o estádio principal da cidade ficou destruído no terramoto. Este foi também reconstruido, tem toda uma infraestrutura em pré fabricado e é temporariamente o principal estádio da cidade.

Aspecto do pré fabricado no acesso às bancadas.

Comentários

Mensagens populares