Vanuatu...



Este blog já tem cerca de 13 anos... e com tanto tempo há alturas que escrevo mais e outras em que escrevo menos. No total já foram 643 post desde 2005.

Este é um período em que escrevo menos mas alguns momentos não posso deixar de escrever. Vanuatu, um dos países que visitamos nos últimos meses, é um deles.

Viver na Nova Zelândia expôs-nos a locais novos e muitos deles passaram a fazer parte dos nossos destinos. Alguns, como as Fiji, já tínhamos ouvido falar mas nunca tínhamos tido oportunidade de visitar (e assim o fizemos) mas Vanuatu foi especial. Primeiro, porque antes de vir para cá não sabíamos sequer tal país existia, mas também porque mesmo na Nova Zelândia nem toda a gente sabe ao certo onde é.

Acredito que muitos Portugueses, tal como nós no passado, não saibam sequer apontar o país no mapa. Pois bem, é aqui (clicar no link para ver no Google Maps)... 

Para além disso é um dos países mais pobres do mundo (segundo vários rankings) mas uma das primeiras coisas reparamos mal lá chegamos é que é uma pobreza "digna e limpa" (ao contrário do que acho que se vê em alguns países Africanos por exemplo).
É tudo mesmo muito limpo e com ordem: por exemplo, muita gente tem como casas apenas cabanas mas está tudo limpo e arranjado à volta... as escolas (há muitas) são super limpas. Isto mesmo nas cidades (estivemos em Luganville - a segunda maior cidade do país).

Estivemos em três mas só visitamos realmente duas ilhas (das dezenas que pertencem ao país): Aore e Espiritu Santo, mas a amostra foi muito boa. As praias e paisagens são de sonho e como é um país desconhecido o número de turistas é insignificante. Alugamos um carro por uns dias para explorar a ilha de Espiritu Santo e nos locais de maior interesse "turístico" (a horas de distância), as raras pessoas que se encontravam eram sempre as mesmas (na realidade visitamos a maior parte dos locais paradisíacos da ilha sozinhos).

Em Aore praticamente não há carros, por isso a bicicleta foi a única escolha que tivemos... e como não havia para crianças, as fotos abaixo foram a nossa única escolha.

Descobrimos o que eram Blue Holes (visitamos e mergulhamos em vários e note-se que nas fotos abaixo não há photoshop - as cores são mesmo assim) e comemos comida incrivelmente boa... 

As pessoas foram sempre simpáticas... e este foi um destino muito superior a outros muito mais cotados a nível mundial...

Abaixo algumas fotos porque mais que descrever tudo que vimos, as imagens valem mais que mil palavras...

A ideia aqui é encorajar todos a visitar locais diferentes, que não seja "aquele" destino turístico que todos falam, porque no desconhecido há muito mais encanto...


AEROPORTO

AORE



ESPIRITU SANTO














Comentários

  1. Que palavras tão bonitas e sentidas Rui. O teu Pai mesmo não estando presente fisicamente, está para sempre no teu coração. Um abraço. Nelson Pinto (enfermeiro amigo dos teus pais).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares