Emigrar para a Nova Zelândia... parte 2

Em 2014 escrevi este artigo no blog.

Até à data de hoje, quase quatro anos depois, é o artigo no blog que mais visualizações tem (mais de 9500) e aquele que origina que mais pessoas a me contactem (respondo sempre que posso mas admito que nem sempre o consigo).

Ao longo do tempo quase não o modifiquei porque serviu e serve para o seu propósito e quase tudo continua a ser válido. Mas esta semana surgiu uma pequena ENORME diferente que, na minha opinião, muda a abordagem que "recomendo" para todos os Portugueses entre 18 e 30 anos.

Para todos os que não se encaixam nesta faixa etária (ou nacionalidade), o artigo anterior continua a ser a minha melhor sugestão.

Foi assinado esta semana um acordo entre a Nova Zelândia e Portugal que permite que 50 jovens Portugueses (entre 18 e 30 anos) obtenham um visto de um ano para fazer férias e trabalhar na Nova Zelândia (Working Holidays Visa). Este acordo é reciproco e por isso também 50 Neozelandeses podem viajar na direcção oposta e nas mesmas condições. E isto também é notícia por cá.

Esta alteração o que permite é, apenas e só, um processo de obter um visto de trabalho muito mais simplificado. É particularmente útil para jovens que, ou não tenham iniciado os seus estudos superiores (tirem um ano antes de ir para a universidade) ou já tenham terminado os estudos e queriam ganhar experiência no estrangeiro (isto com o sem formação superior). Para ser completamente claro: é um VISTO e nada mais que isso. Viagens e alojamento por conta de cada um e nos planos finais para a entrada do país também de estar BEM contemplada a saída do país também.

O visto tem o limite de um ano, mas essa experiência e estadia na Nova Zelândia permite que consigam depois ter um visto de trabalho ou residência mais facilmente depois porque:
  • Podem ficar a trabalhar numa empresa legalmente e por isso a empresa, se gostar, pode fazer uma oferta condicional de trabalhar que facilita IMENSO obter um visto de trabalho/residência. Ainda mais se já tiveram experiência profissional associada a formação superior.
  • Tem mais experiência no país o que faz que tenham mais pontos numa candidatura.
  • Já conhecem o mercado de trabalho do país.
Claro que esta não é a principal razão de existência deste visto. O visto serve sobretudo para jovens podem passar um ano de férias de Nova Zelândia e a trabalhar para sustentar essas mesmas férias.
Isto é um cenário MESMO MUITO TÍPICO, principalmente para jovens entre 18 e 20 do Norte da Europa, em particular da Alemanha. Estes normalmente tiram um ano depois do "secundário" para conhecerem o mundo e preparar-se para o tempo da universidade. 

Nas nossas viagens damos muitas vezes boleias a jovens entre cidade e 80% das vezes são Alemães com 18 ou 19 anos de idade.

Se quiserem se candidatar ao VISTO, aqui fica o link:
https://www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/options/work/thinking-about-coming-to-new-zealand-to-work/working-holiday-visa

Na data que escrevo o link anterior ainda não inclui Portugal mas imagino que seja porque o acordo só foi assinado ontem e só entra em vigor a partir de dia 20 de Março.

Informação importante: Neste blog apenas partilho experiência e informação que vou descobrindo. Se quiserem aconselhamento profissional relativamente a Vistos para Nova Zelândia existem pessoas que fazem isso. Os preços rondam os 2.600 Euros por candidatura (existem vários agentes autorizados para isso, o que eu não sou). Por termos feito o nosso processo todo sem este aconselhamento partilho as nossas descobertas. Se acham que precisam de ajudar para além do que encontram online (neste blog ou em todos os outros locais que aponto no artigo anterior) podem sempre pedir esse aconselhamento (que sei que muita gente o faz para simplificar o processo).



Comentários

  1. Boa tarde, Rui.
    Por coincidência tbm sou Rui.
    Eu estou em Porto Alegre, RS, Brasil e aqui, neste exato momento são 11,56, AM, do dia 29/11/2018. Isso é somente para vc se localizar.
    Gostei muito do seu blog.
    Parabéns por sua clareza nas explanificacoese, afinal estamos sempre apreciando um bom comentário.
    Vou lhe fazer uma pergunta sem interesses futuros, pois sou "PORTUGUES" mas com vc viu moro no Brasil.
    Sou professor, já aposentado, com 73 anos, minha esposa é brasileira.
    Sei bem que os portugueses têm portas abertas em toda a Europa.
    A minha curiosidade e simples:
    Nós tbm temos a mesma facilidade de traremos na NZ?
    Muito grato por sua atraten, e que tenham um feliz ano novo repleto de alegrias e saúde.
    Abço 👍🏼 Rui Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rui,
      A questão da idade e o facto de estar aposentado pode complicar muito a entrada na NZ, visto muito dos pontos são perdidos nesses dois pontos. Aí o visto ideal devia ser o de investimento no país... mas esse implica bastante dinheiro e investimentos na NZ.

      Seja como for, não foi algo que tenha explorado muito por isso não sei quão fácil será na realidade.

      Desculpa não poder ser mais útil...
      Rui

      Eliminar
  2. Olá Rui, Quando tinha cerca de 18 ou 20 anos, estive de malas feitas para ir viver para a Austrália. Uma namorada (com quem cheguei a casar!) entrara para a Faculdade e retirou-me essa vontade de partir! Acabei por ficar, fazer a faculdade e sou professor no ativo no Ministério da Educação desde essa altura! Este casamento gerou dois filhos, já crescidos e acabou. Como não somos árvores, sabemos que não estamos enraizados no mesmo lugar onde nascemos. Por que hei-de manter-me onde não sou feliz?? Com um mestrado em Gestão e direção desportiva e uma licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física, acordo todas as manhãs com vontade de partir, viver...É errado??
    Passo algum tempo a explorar na net oportunidades mas sei que tudo é mais difícil agora e com a minha idade mas...será impossível? Devo desistir do sonho de recomeçar a ser feliz?? A Nova Zelãndia sempre me pareceu um país de oportunidade mas gostava de perceber como posso fazer para partir! Há algo que me possa dizer que me guie para um percusro que quero muito começar?? Obrigado e saúde nestes momentos tão conturbados!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Não acho que haja limite de idades. Já vi pessoas a mudar de país com todos as idades... mas cada um sabe a melhor estratégia para si. A nossa estratégia foi focada na nossa situação.
      A Nova Zelândia neste momento não aceita sequer vistos turísticos ou de trabalho. Estamos de fronteiras fechadas e não sei quando vão abrir... mas tenho a certeza que quando abrirem todos os recessos de visto vão ser muito lentos.
      Boa sorte...

      Eliminar
  3. Olá Rui,

    Desde já muito obrigada pelos dois posts, estão fantásticos!

    Realmente a Nova Zelândia parece um país muito atraente para viver e parece-me ainda estar em desenvolvimento o que é excelente para encontrar oportunidades. Tenho é dúvidas em relação a encontrar emprego antes de me aventurar por essas terras: para qualquer vaga que me tenho vindo a candidatar perguntam se tenho permissão legal para trabalhar no país, ou seja, já preciso de um Visto para me poder candidatar. Este visto permite-me candidatar a estas vagas?

    Infelizmente, precisamente agora que me me graduei eles suspenderam esse visto (dia 10 de Agosto), mas não tenciono desistir!

    Greetings, from Porto!!
    Catarina Durán

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      A Nova Zelândia neste momento não aceita sequer vistos turísticos ou de trabalho. Estamos de fronteiras fechadas e não sei quando vão reabrir... mas tenho a certeza que quando abrirem todos os recessos de visto vão ser muito lentos porque vai haver um ano de vistos em espera para ser processado... e vão dar prioridade ao de trabalho.
      Neste momento só pessoas com cidadania da Nova Zelândia ou visto de residência permanente podem entrar no país.
      Tal como dizes... foi um mau timing...
      Boa sorte...

      Eliminar
  4. Boa noite Senhor Rui, estou muito interessada eu e o meu marido em irmos viver para nova Zelândia, ele trabalha em toda a area da construção construção civil, técnico de frio doméstico e industrial, e como eletricista, tenho visto alguns empregos no site que recomendou, vou enviar Curriculum e esperar que que respondam.um grande abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares