Geringonça (Versão Nova Zelândia)

Normalmente não escrevo sobre política. De facto é extremamente raro fazer até comentários salvo quando tenho amigos que se colocam na sua redoma de vidro e ficam a comentar o seu partido (seja ela qual for, esquerda ou direita) como o melhor e a sua oposição o pior do mundo e tento aí ser advogado do diabo (acredito que os vários amigos meus de direita acham que sou radical de esquerda e os de esquerda que sou radical de direita).

Na realidade não defendo nenhum partido em particular. Gosto de ver as sua agendas e de criar uma opinião sobre os lideres dos mesmo nas eleições.

Dito isto, há uns meses atrás em Portugal tivemos uma geringonça, que isso sim sou totalmente contra. Numa eleição deve haver vencedores e derrotados e devem-se aceitar os mesmo.
Uniões entre partidos com agendas totalmente diferentes é, na minha opinião, um insulto à democracia numa busca por poder. Acaba por ser "nojento" ver partidos que sempre tiveram uma opinião,que dentro dos seus valores faziam sentido,  quebrarem todos os seus valores para não criticarem o partido ao que se pseudo uniram (como é o caso do Bloco de Esquerdo deixaram de ser oposição para agora ficarem calados com as mesmas coisas que no passado criticaram).
A pseudo união é mesmo o pior.


De novo, para mim isso é viver uma mentira e dizer que a opinião dos eleitores não conta visto que tudo pode mudar depois. Ok, uma grande parte as promessas das eleições acabam por ser meias verdades, ilusões mesma, e isto para ambos os lados, mas era escusado fazerem isto na nossa cara. Ainda me chateia mais ver que todos os meus amigos (nesta caso de esquerda) vem isto como normal só porque foi o partido deles no poder e os de direita a criticarem e saber que se tivesse sido o resultado ao contrário os primeiros achariam absurdo e os últimos tudo normal.

E pronto... mas "isto foi tudo em Portugal... eu vivo na Nova Zelândia e não tenho de me preocupar com geringonças..."

Isto foi o que eu pensei até pouco depois de ter votado nas eleições deste ano...
No resultado das eleições para o governo o "National", o partido de centro-direita ganhou com 44,7% dos votos. O Labour, partido de centro-esquerda, teve 36,9% dos votos, o New Zealand First, um partido a roçar a extrema-direita, teve 7,2% dos votos e o Green Party teve 6,3%. Depois houve vários partidos menores.

Apesar da diferença de votos o "National", que estava no poder há diversos anos teve dificuldade em formar governo e para choque de meio mundo, a semana passada o Labour, o New Zealand First e Green Party uniram-se para formar governo sendo a líder do Labour a nova Primeira Ministra.

E é assim, se a minha opinião do que estava a acontecer em Portugal era má... aqui na Nova Zelândia descambou completamente. Como é que um partido de esquerda faz uma coligação com um partido que se aproxima da extrema direita? E onde encaixam "os verdes" no meio disto. Não faz sentido, é outro insulto ao que se chama democracia... é a busca do poder pelo poder. Não aceitar derrotas. Que moral tem uma primeira ministra nesta situação. Quando quase 8% mais da população votou noutra pessoa. Estou certo, por exemplo, que os que votaram no New Zealand First não a tinham como segunda escolha.


E sinceramente, para mim não me fazia uma enorme diferença o Labour ou National no poder: Por causa do tempo no país não tenho a sensibilidade suficiente para perceber perfeitamente a agenda de cada partido mas assim tenho a certeza que não...

Isto para dizer que nunca gostei de "políticas", nem do monopólio PS / PSD-CDS em Portugal, mas apesar de gostar mais da qualidade de vida da NZ e acreditar que pelo menos aqui os níveis de corrupção na política são muito menores, a classe política como um grupo que apenas quer o poder desesperadamente não é melhor aqui que Portugal. Neste exemplo até foi pior...



Comentários

Mensagens populares