A Viagem: A volta ao Mundo e América do Sul

Todas as histórias tem um início...
Neste blog este vai ser o início de uma história. Se calhar é a parte da história com mais fotos de locais diferentes mas para mim até é das partes menos cativantes/interessantes da história. Ainda assim tem de ser contada.

Cada viagem a Portugal implica muitas horas de viagem, muitos dias de férias para "fazer render" e por isso optamos sempre por ir para Portugal por um trajecto diferente. Já fizemos via Los Angeles, Dubai, Singapura mas desta vez resolvemos LITERALMENTE dar a volta ao mundo. Vir por um lado e regressar pelo outro.

Para isso resolvemos viajar pela América do Sul visto que: era o continente que nos faltava a ambos (excluindo Antártica) e a minha imensa curiosidade por Buenos Aires.

A viagem/volta ao mundo toda teve o seguinte percurso:
Christchurch (NZ) - Auckland (NZ) - Buenos Aires (Argentina) - Colónia do Sacramento (Uruguai) - Buenos Aires (Argentina) - Rio de Janeiro (Brasil) - Lisboa (PT) - Porto (PT) - Lisboa (PT) - Dubai (Emiratos Árabes Unidos) - Sydney (Austrália) - Christchurch (NZ)

Este post foca-se na América do Sul visto estas serem "as nossas férias". E explico o porquê de usar este termo: cada ida a Portugal, mesmo que de 4 semanas, não são férias. É um visitar pessoas, é tratar de tudo pendente que se arrasta durante anos... basicamente é uma correria com alguns bom momentos com amigos. (mais sobre isto num dos próximos dois posts)

Assim Buenos Aires foi o destino com o maior número de dias e com mais expectativas. E não foi uma desilusão...
Foi muito diferente do que estávamos à espera. Uma cidade claramente Europeia na América do Sul. Comida fantástica em todo lado. O lado negativo foi a crise... uma outra crise que não a Europeia. Algo que parece já durar há décadas e as pessoas afectadas por ela. E o lado latino dos condutores nas estrada e noutros pequenos detalhes. Ainda assim uma cidade imponente a fazer lembra uma Lisboa ou Porto em ponto grande.

Gostei particularmente do bairro da Boca (do famoso Boca Juniors) e das cores dos edifícios (podia aqui contar a história mas fica para outro altura visto ser um pouco longa). Em particular "o Caminito". Era tipo a Ribeira do Porto há uns anos a misturar com a mesma agora. Um misto de: isto é lindo, quero tirar umas fotos, mas tenho de ser rápido senão alguém vai tratar de me tirar a máquina.

O parlamento cobriu-se de bandeiras de Portugal para nos receber e ainda fomos ver a Facultad de Ingenieria (Buenos Aires) duas vezes. A primeira só porque sim. E da segunda vez porque a Sofia adormeceu à porta e entramos para uma "power nap" dela lá dentro porque já estava a ficar escuro.









A paragem seguinte foi no Uruguai, em Colónia do Sacramento. A cerca de duas horas de barco de Buenos Aires, esta cidade (nas sábias palavras de um poeta Chinês): "é mais portuguesa que Chaves". E é mesmo. Desde a calçada em pedra, a passar pelo rancho até ao brasão de Portugal na muralha vale a pena o desvio para conhecer esta acolhedora vila.
Ainda fomos entrevistados pela TVI e pela Antena 1. Pelo menos na Antena 1 ouvimos rumores que passou mas não conseguimos obter o link para nenhuma das entrevistas. Só agora ao escrever o post procurei por isto, mas admito que não tive muito sucesso. A ver se alguém consegue encontrar isso...







E depois foi regressar a Buenos Aires para explorar um pouco mais, inclusive os lugares onde se vendem as coisas mais estranhas, como o Mercado das Pulgas... onde se vendem todo o tipo de velharias antiguidades.




A seguir fui altura de fazer as malas e seguir para o Rio de Janeiro. Era uma estadia curto por isso só deu para visitar 4 locais: Copacabana (onde ficamos a dormir), Cristo Redentor (porque fomos ao Rio e tem de ser), Pão de Açúcar (porque vale a pena) e Aterro do Flamengo (porque tínhamos de ir visitar e conhecer algumas pessoas).

Todos já ouvimos falar do Rio e do que tem de mau e bom.
Ainda assim eu fiquei surpreendido com o Rio pela positiva. A grande questão que me ficou é mesmo: "Esta cidade tinha TUDO para dar certo", clima fantástica, paisagens de sonho, praias, colinas... não consigo perceber como tem todas as coisas de mal (em particular a violência).

Não testemunhamos essa mesma violência in loco, mas as favelas, por exemplo, existem e ela (violência) está lá um pouco por todo lado (sem qualquer sombra para dúvida, em alguns lugares mais que outros). A cada história que nos contam do que aconteceu no dia ou semana anterior relatam-se aquelas coisas que não combinam com aquele paraíso.

Ainda assim, a subida ao Pão de Açúcar, com aquela vista da natureza em ligação com a civilização em "harmonia" foi linda...

O Cristo Redentor... pronto... é interessante. Vale pela vista mas é demasiado turístico/confusão...




Depois disto foi o regresso a Portugal, mas isso fica para o próximo capítulo desta história...

Após aterrar no Rio e passearmos um pouco, este são todos os locais que eu já visitei até hoje. Os "coração" marcam os locais onde já vivi...


Comentários

Mensagens populares