Debaixo de fogo...

O ano passado o Dia dos Namorados deu-nos um terramoto na cidade... este ano trouxe um incêndio de proporções enormes que ainda dura e já atingiu a cidade em si e diversas casas.

Apesar de nas notícias locais estar a ser enorme não sabemos se está a chegar lá fora (estou a escrever isto no telefone porque também estou sem net) por isso começo por dizer que dificilmente vai atingir a área que moramos (se acontecesse neste incêndio toda a cidade ardia pois estamos no lado oposto ao do fogo) e por isso não somos afectados directamente mas já tivemos amigos efectivamente evacuados das suas casas e outros, que nem há um mês estávamos na casa deles, com o terreno todo queimado (a casa escapou por sorte). Ainda temos vários outros que embora não tenham sido evacuados estão preparados para tal acontecer. Note-se que as colinas (que é o que está a arder) são uma das principais partes da cidade (e uma das minha favoritas como já escrevi aqui dezenas de vezes).

Esperamos que amanhã tudo esteja resolvido mas para muito gente vai ser uma longa noite.

Visto os fogos não serem normais o país não tem os mesmo meios para combater de outros países (incluindo Portugal) e por isso algo que começou muito pequeno tornou proporções gigantes.

Abaixo algumas notícias dos jornais, uma foto do meu escritório e uma foto que alguém tirou ao sobrevoar a cidade a avião...

E assim continua a nossa cidade com as suas desventuras... que sabe reagir a este momento e já tem uma página do Facebook com centenas de pessoas a oferecer casa a quem tenha sido evacuado, incluido se podem levar animais domésticos ou cavalos.

Notícias há uma hora atrás
(o número de casas destruídas se preveja agora que seja menor, sem muitas certezas)

Foto que tirei hoje ao sair do escritório da minha empresa.
Vista aérea sobre a cidade. (fonte: twitter)

Comentários

  1. Por aqui, ainda dia 15/02, não foi noticia. Nem no FB...
    Vai correr tudo bem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia caro Rui Guimarães
    Os fogos em Christchurch noticiados com algum aparato aqui no jornal da noite (16/02) da SIC levaram-me a fazer alguma pesquisa e o seu Blog apareceu.
    Aproveito para informar que Christchurch pode contar com mais dois Portugueses que durante os próximos seis meses vão desfrutar da sua paixão pelo Rugby. O Tomás Ferronha meu filho e Vasco Batista. Jogadores da Seleção Nacional e jogadores do CDUP no Porto.
    Ficam entregados na equipa Belfast Rugby Football Clubrooms.
    O Tomás do Porto e grande portista o Vasco de Lisboa e grande benfiquista.
    Cumprimentos
    José A. Ferronha
    https://www.google.pt/maps/place/Belfast+Rugby+Football+Clubrooms/@-43.453051,172.6293399,17z/data=!4m12!1m6!3m5!1s0x6d318c3955db493f:0x688759cb49fc2c4a!2sBelfast+Rugby+Football+Clubrooms!8m2!3d-43.453051!4d172.6315286!3m4!1s0x6d318c3955db493f:0x688759cb49fc2c4a!8m2!3d-43.453051!4d172.6315286?hl=pt-PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia José,
      Tenho a certeza que serão bem recebidos, independentemente do clube que apoiem. (os Portistas porém sem recebidos com um vinho do Porto extra em minha casa) :)
      Belfast fica na zona mais a norte da cidade, não é mesmo ao lado mas é perto q.b..
      Pessoalmente, de rugby, só sigo a Super15 e não tanto a Canterbury Rugby Football Union por isso não sei detalhes do clube. Já agora, ambos vão ficar adeptos dos Crusaders.
      Se eles tiverem interesse em ter algum contacto com Portugueses a comunidade é muito pequena mas ainda somos alguns. Que me digam algo.
      Boa sorte para eles e para si para lidar com a distância... não é fácil mas o país compensa...

      Eliminar
  3. Caro Rui,bom dia. Obrigado pela resposta. Os rapazes estão muito bem integrados e contentes. Estão a ter um Apoio dos locais extremamente atencioso. Vivem a poucos metros do Club conjuntamente com mais alguns NZ. De Vinho do Porto o Tomás é um coneceur! Obrigado. José Ferronha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares