Kaikoura...

Kaikoura sempre foi uma das vilas na Nova Zelândia que mais visitamos desde que vivemos cá... nas nossas primeiras férias de Natal fomos acampar para uns terrenos perto dessa cidade e de lá voamos de helicóptero por toda essa região para ver baleias (vários cachalotes), golfinhos e muitas focas...

Por diversas vezes lá voltamos e, apesar de ser a cerca de 2 horas e meia de Christchurch, era uma das vilas "próximas" da nossa cidade que sempre parámos (até temos o nosso restaurante que vamos sempre).

Há dois meses um terramoto, que escrevi muito neste blog e foi notícia a nível mundial, atingiu a vila. Hoje foi a primeira vez que lá voltamos desde esse terramoto e é uma sensação agridoce. A parte doce é que a vila em si ficou praticamente intacta: há alguns edifícios "condenados" com os autocolantes amarelos e vermelhos (que dizem que não estão seguros para se estar) mas a grande maioria da vila está com os autocolantes brancos (são seguros para tudo). Com tudo direito, em pé e bonito a parte amarga é que a vila está deserta de vida.

Kaikoura fica situada na SH1, a estada principal que liga a vila de Picton (que tem o ferry para a Ilha Norte) com Christchurch (a maior cidade da Ilha Sul). A vila, super acolhedora, fica mesmo a meio deste percurso com paisagens fantásticas. Ou seja, a cidade vivia, em grande parte, dos turistas que faziam esta estrada.
Em qualquer outro Verão (relembro que nós estamos no Verão agora) as ruas de Kaikoura estavam apinhadas de gente. Não se andava no passeio, era IMPOSSÍVEL estacionar, e tinha de se ir para os parques de estacionamento mas afastados do centro.

O terramoto não destruiu a cidade, mas destruiu os acessos à cidade. A estrada entre Kaikoura e Picton está fechada (e assim vai ficar vários meses). Todo o trânsito da Ilha Norte para Christchurch está desviado para passar a centenas de quilómetros de Kaikoura. Apenas há um mês abriram duas estradas que ligam Kaikoura a Christchurch (com muitas limitações), mas a vila deixou de ser lugar de passagem. Quem lá vai agora, está a ir intencionalmente para lá. Podem ser meses até que esta situação mude.

Hoje, na rua principal que cruza a cidade, não havia pessoas. Não havia pessoas nem movimento na rua principal. Via-se os turistas esporádicos mas quem viu a cidade e quem a vê, na mesma altura do ano, num dia de sol como o de hoje, não consegue sequer comparar. Consegue-se estacionar em frente a qualquer loja que se queira. Todos os lugares estavam disponíveis.

Fomos, almoçamos na cidade, compramos gelados, recordações e até um pinguim para Sofia, só porque sim. Para além das contribuições várias que vai havendo de apoio, o que à vila precisa é de movimento e pessoas.

Numa das lojas falei com uma senhora que nos vendou umas t-shirts de Kaikoura. Eu dizia-lhe que notava bem a diferença mas que quando viessem os autocarros de turistas (depois das estradas abrirem) as coisas iriam voltar ao pouco ao que eram ao que ela me respondeu: "Sim, os autocarros... ontem apareceu aqui um mini-autocarro com chineses. Era pequeno, mas era um autocarro, só me apetecia ir lá para fora bater palmas de felicidade."

Vão ser uns meses muito duros para muita gente, mas estou certo que a vila vai recuperar. Tenho a certeza. Entretanto os que estão a ler isto em Português e tenham a oportunidade, visitem-na.
Não perdeu minimamente o encanto.

O trajecto para lá ainda tem muitas cicatrizes do terramoto (ver fotos). Afinal foi há bem pouco tempo, mas até isso pode ser uma experiência interessante. Estou certo que muitos ainda tem medo, mas não se pode viver do medo... há demasiadas coisas bonitas para se explorar para se ter medo. O pior já passou e há muita gente a trabalhar para tornar tudo mais seguro...

Ficam aqui algumas fotos do trajecto, de mim e da Sofia em Kaikoura à procura das focas (encontrámos várias... segunda a Sofia, muitas "focas pai" e "focas bebé" - lei-se grandes e pequenas), e de uma mensagem que reparei num dos edifícios que estavam marcado para demolição.

VISITEM KAIKOURA...
THERE IS NOTHING TO STOP YOU FROM BUILDING AGAIN...









Comentários

Mensagens populares