Datas trocadas...

Hoje foi dia do Pai na Nova Zelândia e já estamos há cinco dias na Primavera...

As datas de eventos especiais no outro lado do mundo celebram-se em dias diferentes. É que nem é estar completamente inversos relativamente a Portugal. É tudo perfeitamente aleatório nestas datas. Aqui as estações começam no primeiro dia do mês, em Portugal estão a par dos solstícios e equinócios do sol.

Por causa disso celebro com o meu pai este dia em Março, não fosse eu nascido em Portugal, e celebro em Setembro com a minha filha (não fosse ela nascida cá). Assim há um dia exclusivo para cada um...



p.s.: e já falta menos de um mês para o dia do trabalhador...

Comentários

  1. Olá,
    Chamo-me Angela e também sou do Porto, eu e o meu marido estamos a pensar em imigrar para NZ, de momento estamos a tratar do visto.
    Vinha pedir-lhe que me tirasse uma dúvida.
    Depois de tanta pesquisa (sobretudo sites brasileiros), fiquei com uma dúvida sobre os contratos laborais. Cá em PT temos contratos com e sem termo, ambos com um periodo de experiencia de 3 meses. Na NZ como funciona?
    Obrigada.
    Cumprimentos,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Angela,
      Eu acho que e' similar com Portugal, so' que as pessoas nao se tentam tanto aproveitar das situacoes como em Portugal. Ha' contractos a termo que normalmente acontecem quando contratam alguem a termo (uma funcionaria gravida que precisa de substituta, um trabalho temporario para um projecto, etc) e sem termo (para situacoes onde nao ha' um termo). Todos tem um periodo experimental (acho que de um mes ou dois, acho que nao chega aos tres, mas sinceramente tinha de me informar melhor). Ou seja, e' um sistema parecido mas pelo que vejo nao ha' muita gente a tentar dar a volta ao sistema (claro que deve haver excepcoes, mas nunca me deparei com elas, ao contrario de Portugal que as via constantemente).
      Se quiser mais informacao deixe um contacto e posso mandar alguns sites para investigar.
      Atentamente,
      Rui

      Eliminar
    2. Bom dia Rui,
      Muito obrigada pelo tempo que despendeu para me responder.
      Pois cá é só esquemas nesse sentido, conheço pessoas que estão à 10 anos em contratos a termo quando o limite por lei é 3 anos.
      O meu contacto é moura.amm@gmail.com, mais uma vez muito obrigada.
      Cumprimentos,
      Angela

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares