Portugueses em Christchurch (Nova Zelândia)

Até nos termos mudado para Christchurch, nunca tinha (realmente) celebrado o Dia de Portugal (10 de Junho), isto apesar de já ter vivido fora de Portugal e este ser também o dia das Comunidades Portuguesas.

Óbvio que gozava o feriado mas nunca marcava o dia como sendo especial no calendário. Agora não é feriado, mas ao primeiro fim de semana a seguir a este dia é altura de celebrar.

Há 3 anos os Portugueses que já conhecíamos juntaram-se a um outro pequeno grupo que por vezes já se encontrava ocasionalmente e, a partir daí, começou a fazer-se um "encontro anual" de Portugueses da cidade de Christchurch nesta data, à semelhança do que acontece não só noutras cidade da Ilha Norte mas também em muitas outras cidades pelo mundo.
Note-se ainda que até esse primeiro encontro muitas das pessoas não se conheciam.

O resultado tem sido conhecer pessoas novas todos os anos com diversas histórias: umas semelhantes outras bem diferentes e ter um momento em que se recorda o muito que de bom há em Portugal (comida, estou principalmente a falar da comida... é que se come tanto que não consigo descrever). Ainda é o momento para rever todos aqueles que não estamos tantas vezes ao longo do ano.

Este ano o nosso encontro contou com 45 pessoas (incluindo alguns descendentes - como no nosso caso com a Sofia que no primeiro ano era a mais nova mas agora está longe disso- e em alguns casos o companheiro ou companheira do elemento Português do casal, mas estes também com Portugal no coração). Há mais uns dez, pelo menos, que conhecemos mas nunca é possível juntar todos todos. De certo que haverá outros que não conhecemos...

Partilho algumas fotos deste dia... afinal é uma casa Portuguesa (com certeza) e com uma vista daquelas que Christchurch gosta de nos proporcionar...  E assim se passa o fim de semana a seguir ao Dia de Portugal aqui na nossa "nova" cidade.

(Um agradecimento especial ao casal anfitrião que, pela segunda vez nestes três anos, cedeu o espaço para a organização do evento)
















Para se ficar até à noite escura... porque apesar de tudo somos Tugas no sangue e não Kiwis...

p.s.: "roubei" 5 destas fotos de outros álbuns do Facebook, mas achei que nas minhas ficavam algumas coisas por contar... Estou certo que a Maria e o Nuno não se importam...

Comentários

Mensagens populares