Pequena reflexão pós-Brexit...

Comecei a escrever este blog há praticamente 11 anos. Não escrevo sobre um assunto em particular mas sim sobre os vários momentos da minha vida. Em 11 anos já escrevi de muitas maneiras diferentes. Por vezes leio algumas mensagens antigas e acho curioso como escrevi ou sobre o que escrevia no passado.

Ocasionalmente estava enganado sobre o que escrevia (por exemplo, fazia imensas piadas sobre espanhóis apenas para concluir anos mais tarde que eram aqueles mais parecidos connosco na Europa e um país onde hoje tenho bons amigos). Hoje espero ser um desses posts, que vou ler mais tarde e acenar com a cabeça de quão errado estava.

Assim escrevo para registar que esta semana onde tive a certeza que a nossa sociedade está a andar para trás. Não é a primeira vez que o fazemos na nossa história mas acho inacreditável que deixemos os erros recentes se repetirem. Lembro-me do muro de Berlim cair e do que isso representava (apesar da tenra idade). Sentia-se no início da década de 90 um mundo a andar para a frente (devagar, ainda com imensos problemas, mas para a frente).

Agora vejo o Reino Unido votar sair da União Europeia. Não foi um referendo onde as pessoas pensassem no que estavam a votar. Foi um referendo que mais depressa serviu para decidir se a população Britânica era de facto xenófoba do que realmente para discutir a UE (que de facto se tem de discutir de forma séria).
Isto precede aquele momento que há uns meses atrás me fez rir ao ver o Trump descer a escadaria a anunciar que era candidato à presidência dos EUA, mas que me agora assusta por ver que apesar do seu registo digno de um ditador violento e louco consegue ter votos suficientes para liderar a corrida até este momento em que escrevo.

Não vejo o futuro com bons olhos. E nem falo do dinheiro que perdi com o Brexit (todos na Europa perdemos, mas talvez uns se percebam mais que outros - no meu caso noto por ter dinheiro em duas moedas), falo pelo futuro da nossa civilização.

Para quem diz que isto foi uma luta da classe trabalhadora contra aqueles com todo o dinheiro (e sim, eu conheço pessoas que devem acreditar que isto foi o melhor que podia ter acontecido) relembro que na década de 1920 um tal Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães também chegou ao poder da mesma forma, com as mesmas ideias. A história conta-nos o resto do que aconteceu deste partido, que acabou por ficar conhecido na história como Partido Nazi. Como curiosidade foram 15 anos desde a sua fundação até ao início da Segunda Guerra Mundial. Ainda temos temos para ver muita coisa acontecer. Depois muitos dirão que nunca viram isso acontecer.

Pode não ser esse o nosso destino agora, podemos ter aprendido lições com o passado, mas cada vez me parece que há mais cabeças vazias (ou apenas cheias de porcaria) que cabeças pensantes. Pode ser que só o Reino Unido caía na miséria e que a UE consiga sair por cima. Ou podemos ser todos felizes para sempre.

Convém dizer que acredito que a UE não está isenta de culpa. O não saber lidar com os imensos desafios que tem é o maior problemas. Há demasiados políticos incompetentes e corruptos que só pensam no seu bolso e as consequências estão há vista. Agora a população tinha de ser capaz de gerar melhores políticos, votando naqueles com valor. A população também não é capaz, deixa-se levar por quem mente melhor.

Escrevo hoje para daqui a 15 anos alguém reler este post e pensar como eu penso tantas vezes: tão enganado estava aquela pessoa há 15 anos atrás.


É difícil não sentir raiva na decisão tomada por aqueles que considero ignorantes ou mal-informados. Provavelmente acabaram com o sonho de uma Europa unida. Lamento o preço que provavelmente todos iremos pagar por isto. Sinceramente espero que se alguém tiver que "pagar a conta", que seja o Reino Unido e que as coisas lhes corram mal, principalmente aos Ingleses. A Escócia se torne independente (e quem sabe de volta à Europa) e a Irlanda se una. Apenas unidos (todos) conseguimos algo e que isto assim fique claro.

p.s.: nem o facto de Portugal estar nos quartos-de-final do campeonato da Europa me fez esquecer isto tudo.

Comentários

Mensagens populares