Ainda há estrelas no céu...

Rui Veloso dizia que não havia estrelas no céu a dourar o seu caminho...

Claramente ele não vivia num lugar tão isolado como a Ilha Sul da Nova Zelândia. Aqui, basta sairmos de Christchurch numa noite sem muita lua que isto é que se consegue ver.


Ainda não consegui tirar as minhas fotos à Australis Borealis (o equivalente no hemisfério sul à Aurora Borealis) mas a Via Láctea facilmente consegue-se ver e, tivesse-se mais talento com a câmara que eu, ainda conseguia-se um efeito melhor do que a foto anterior. É que até a olho nu se consegue ver perfeitamente. Esta foi tirada ontem à noite em Hanmer Springs, a cerca de hora e meia da nossa actual cidade.

Estranho como a nossa sociedade já parou de olhar para o céu com os mesmos olhos (devido a todos as luzes que nos encandeiam em terra). Pelo menos falo por mim: só depois de viver aqui,  e já depois dos meus 30 anos, vi a Via Láctea completamente nítida no céu. Sim, já tinha visto as estrelas, mas nunca identificado tão claramente a nossa galáxia sem ser em fotos...

Ontem apesar de não estar no meio do nada absoluto (ainda havia umas casas) olhei mais uma vez para o céu, mostrei a estrelas à minha filha, tirei umas fotos... e depois para o quentinho dentro de casa, é que a temperatura chegou aos -5ºC. Apesar de uma noite linda, no aquecimento estava-se melhor...

Vivemos isolados do resto do mundo. A distância é má mas pelo menos aqui é sempre bonito e ajuda-nos a lembrar aquilo que todo o mundo tem e cada vez mais se esquece...

Comentários

  1. E a música continua: "por mais amigos que tenha sinto-me sempre sozinho"...
    Pois eu atrevo-me a dizer que por muitos amigos que tenha aqui comigo deste lado do mundo, continuo a sentir a falta dos que estão aí desse lado... Não me sentirei sozinha sa próxima vez que observar a Via Lactea na escuridão transmontana!
    Beijinhos aos três 😋😏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijinhos Mané... a nossa resposta a estas palavras segue por email... :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares