Sofia a aprender sobre a vida...

Há uns meses atrás vi diversas pessoas a comentar acerca de se ter ou não fotos das crianças na internet. Na maior parte dos casos vi fundamentalismos para o não (algumas excepções).

Uma das coisas que achei curioso é que a maior parte das pessoas que faziam estes comentários mais fundamentalistas da minha lista de contactos (salvo outras excepções) eram precisamente as pessoas que não tinham filhos.

Tenho amigos que colocam mais ou menos fotos dos seus filhos na internet. Outros que não colocam de todo. Sinceramente vejo que "cada um é como é". E acredito que todos tem o direito de o fazer desde que não prejudiquem o próximo.
Para os que falam dos riscos da internet e de ter fotos das crianças lá: sim, há riscos, como em tudo na vida e por isso deve-se ter algum cuidado, mas não quer dizer não se faça de todo (como tenho lido).
Morrem mais crianças afogadas ou atropeladas do que raptadas por pessoas que as viram na internet e não vejo movimentos para deixarmos de ter carros ou piscinas. Porquê pergunto a essas pessoas?
Quanto às fotos "menos dignas"... acho que as pessoas só devem pôr o mesmo tipo de fotos que poriam delas próprias.

A Sofia faz parte da nossa vida e por isso tratamos dela da mesma forma que nos tratamos a nós (e incluímo-la em quase tudo). Óbvio que o círculo muito próximo de amigos e família recebe mais fotos e vídeos com ela, depois os amigos que tem acesso às fotos privadas nas nossas redes sociais como Facebook tem um pouco menos e todos os anónimos do blogue tem um acesso muito menor. Mas isso acontece com ela e connosco.

Dito isto e reforçando que ela faz parte da nossa vida, ela já vai ganhando o gosto às viagens (e até já vai à garagem buscar a mala mesmo sem ser dia de viagem) e à música (já toca a flauta, kind of...).
Tentamos mostrar-lhe o mundo e a vida como ele é: Quer na parte da natureza como na parte humana:

FESTIVAIS DE MÚSICA:
Assim a Sofia teve o seu primeiro festival de música onde se fartou a dançar a música dos crescidos e a fazer sucesso (cada vez que a música começava era piloto automático para dançar e bater palmas). Este realizou-se em Kaikoura (umas duas horas da nossa cidade) e para além de ser um festival de música e comida (sea food) tem a particularidade da malta se mascarar toda para lá (tanto quanto sei, só porque é fixe). Na primeira foto de lá que publico aqui, gosto das recordações das festas da toga do Orfeão.

NATUREZA:
Também a levamos a ver os animais e a natureza onde esta é mais pura. Desta vez para ver focas adultas e focas bebés. Ainda nos cruzamos com um animal que acredito ser um elefante-marinho, mas como quando se está na natureza não há uma etiqueta ou placa a dizer que animal é limito-me a deixar a foto do dia.

Acreditamos que é assim que conseguimos a educação que queremos: fazendo que ela se parte integrante do nosso dia-a-dia que é adaptado por causa dela mas não nos privando de fazer as coisas que achamos boas para todos.
(E quem pensa de forma diferente está no seu direito de fazer diferente.)
Este é o nosso dia a dia com a Sofia... com ela a participar nas nossas actividades.

A fazer as malas...
Festa da toga?
Hora de dançar... estava a festa a começar...
Foca bebé a tomar banho na cascata...
A apreciar a paisagem...
O prémio para o maior animal que vimos no dia...
NOTA: estão 5 animais nesta foto...

Comentários

Mensagens populares