BYO e diferenças culturais: Nova Zelândia VS Portugal VS França

Há uns anos atrás organizei uma viagem de uma semana à neve com alguns amigos.
Destino: Serre Chevalier (França).
Não foi a primeira vez que fomos a essa estância mas, como dessa vez fui eu a organizar, conhecia todos do nosso grupo de 10. Entre as diversas nacionalidades tínhamos representantes dos Países Baixos, Polónia, Canada, Arábia Saudita, Alemanha e, obviamente Portugal (todos meus amigos de fases diferentes da minha vida).

Na véspera de virmos embora uma amiga que estava no nosso grupo celebrou o seu aniversário e resolvemos lhe fazer uma surpresa: Ir jantar a um restaurante numa das aldeias perto da estância (isto no meio dos Alpes) - com direito a bolo e prendas. Tudo normal até ao momento em que pedimos para saber se guardavam o bolo que tínhamos comprado no frigorífico para depois cantar os parabéns. Ficaram super ofendidos por pedirmos isso (e numa forma bem Francesa de falar quase nos insultaram, aos dois que fizemos esse pedido, porque por causa daquele bolo não iríamos comer as sobremesas deles - como se o lucro que lhe estávamos a dar numa diversa e cara refeição não fosse suficiente. Nota a comida era cara mas muito boa, temos de lhe dar isso).

No final "usamos" o bolo para cantar os parabéns, sem estar autorizados para o comer (eram mesmo assim as condições deles). Não me lembro se alguém pediu sobremesa ou não e num bom espírito de férias fomos continuar a nossa festa e comer o nosso bolo para outro lado (sem problema nenhum).

A conversa com os meus amigos nesta altura caiu para as diferenças culturais entre os países até para as coisas mais simples. Para os Portugueses é super normal levar um bolo e pedir para guardar para celebrar o aniversário no fim caso o estabelecimento não tenha bolos (como era o caso).
Ao longo da minha vida fiz várias vezes.
Dependendo das nacionalidades dos meus amigos naquela viagem, uns achavam mais normal que outros (embora ninguém tenha gostado do nariz empinado dos Franceses na sua resposta) o facto de se levar o bolo.

Porque me lembrei de contar isto agora?
Às vezes temos mesmo de saber lidar com as diferenças culturais e aceitá-las.
Se em Portugal alguém se lembrar de levar as suas garrafas de vinho ou refrigerante para um restaurante acho que é corrido a pontapé do restaurante, afinal está a tirar o lucro ao restaurante na venda dessas bebidas.
E aí é o momento que estou a imaginar um Kiwi a chegar a Portugal que (tal como nós em França) não faz a minima ideia da cultura do país com as sua garrafa de vinho para o restaurante e ser insultado pelo dono.

É que na Nova Zelândia (e tanto quanto sei Austrália, corrijam-me se estiver enganado) é super normal as pessoas levarem as sua bebidas para o restaurante. Isto em todo o tipo de restaurantes, desde os mais finos (e caros) até aos mais baratos.
O conceito chama-se BYO (Bring Your Own) e tem mesmo um formato legal no país. E o mais interessante é que a maior parte dos restaurantes tem essa licença (ou seja, é um local onde se pode consumir álcool que se traz de casa) e tem avisos na porta. Eu diria mesmo que quase todos os restaurantes onde já estive tem isto.

No inicio, quando começamos a ver achávamos muito estranho: as pessoas entravam com bebidas que traziam mesmo no restaurantes mais "pipis". Hoje em dia, tal como em muitas outras coisas: NORMAL

A licença para BYO não autoriza a venda de bebidas alcoólicas no estabelecimento. Para isso os restaurantes preciso de ser "fully licensed". Assim alguns restaurantes não só não vendem estas bebidas como encorajam que as pessoas levem as suas bebidas (o que lhes sai mais barato).
Para os clientes/consumidores, como as bebidas podem ser compradas em diversos sítios, também lhes sai sempre mais barato (sim a malta gosta de comprar as suas bebidas antes de sair ou ir para qualquer lugar).

Como nota especial, em qualquer restaurante a água é sempre servida na mesa sem pagar. Basta dizer que se vai beber água e vem as canecas ou garrafas para a mesa. Ninguém compra água engarrafada, isso "é só para os turistas" que não sabem o que andam a fazer.

Ficam aqui umas fotos do nosso bolo no restaurante e o nosso bolo a ser comido. Na última foto vê-se (mal) uma festa que vimos num restaurante onde os convidados estão todos a trazer as suas bebidas, o que me inspirou para escrever aqui este texto:



Eu sei que não se vê muito nesta foto, mas as garrafas estão ali
e não queria dar muitos nas vistas a tirar esta foto.





Comentários

  1. Em Portugal é raro, mas também há tem faça isso, sendo que há a "taxa de rolha" que os restaurantes cobram para "abrir" e poder-se beber as garrafas lá, mas sim, não é muito normal...

    ResponderEliminar
  2. Yap, na Austrália é igual e bastante recorrente, mas normalmente só diz respeito a vinho. Em muitos sítios não podes levar cerveja..

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares