Quando os momentos são notícia...

Há dois anos atrás demos a nossa primeira entrevista desde a chegada à Nova Zelândia. Foi para a Antena 1, num programa dedicado a Portugueses no Estrangeiro. Curiosamente, os momentos que aqui descrevo, por vezes, são eles próprios a notícia, e com isso estas notícias tornam-se momentos nossos.

Um ano depois demos uma segunda entrevista. Foi exactamente no mesmo dia (que também foi o meu aniversário) e também para a Antena 1, mas desta vez para um outro programa.

Este foi o terceiro mês de Maio que passamos na Nova Zelândia e, por pura coincidência, no mesmo dia que as entrevistas anteriores tivemos a terceira entrevista, desta vez para a Revista Sábado.

Como estas coisas demoram sempre algum tempo, este artigo, que foi artigo de capa da revista, acabou por ser publicado apenas esta semana: A Nova Zelândia foi um dos países referenciados no artigo principal da revista e nós deixamos o nosso testemunho.


A diferença foi que desta vez esta entrevista não foi a única com o nosso nome e fotografia a ser publicada em Portugal, a mais de 20.000km de distância, no espaço de uma semana sequer:
Com a seleção de sub-20 de Portugal a jogar o mundial na Nova Zelândia os holofotes da imprensa viraram-se para esta direção e assim tivemos mais um artigo connosco, desta vez n'A Bola (Domingo, 7 de Junho de 2015).
Isto fica quase como o filme "Inception": é o post no blog que fala da notícia do jornal sobre os posts do mesmo blog.


E se na imprensa escrita é super interessante ver alguns dos nossos momentos, não menos interessante foi ver alguns segundos de outros nossos momentos no Estádio de Otago enquanto víamos o jogo Portugal-Colombia. É que com a Sofia por perto (e poucos adeptos Portugueses nas bancadas) as câmaras filmaram-nos diversas vezes. Pelo menos dois desses momentos foram-nos enviados por amigos, sendo o meu favorito o momento em que a Fox (Sports) dos Estados Unidos da América mostra a Sofia no seu entusiasmo no estádio (nos primeiros 7 segundos do video seguinte, onde podem aproveitar para ver o resumo do jogo).


Claro que um dos momentos altos do jogo para nós foi o hino e foi agradável como a transmissão em directo da RTP tratou de mostrar o nosso entusiasmos com o hino, sendo que de imediato vários amigos nos reconheceram e enviaram imagens como a seguinte.


É verdade que são apenas alguns segundos (video a seguir), mas não deixa de ser uma forma de estarmos próximos da família e amigos apesar de toda a distância. E que bom foi todos mandarem vídeos e fotos que foram vendo durante este momento. Um obrigado a todos sem excepção.


Ainda adoramos ver todos os nossos amigos daqui a aparecerem também eles quer nos ecrãs gigantes do estádio, quer nas transmissões de televisão. Não é todos os dias que se está num estádio e se conhece tanta gente, sabendo onde estão (era procurar as bandeiras de Portugal). E depois quando passava o telejornal em Portugal, também eles lá aparecerem e aí já era eu a os reconhecer.

Longe de viver para o momento da fama, é sempre bom por vezes sermos recordados que, apesar da distância, nunca estamos esquecidos

Comentários

  1. Quando o nosso “outro lado” está, literalmente, do outro lado do mundo, o improvável acontece: - no país em que o rugby é rei, sermos ferrenhos adeptos de futebol!
    Felicidades para a família Guimarães de Christchurch.
    António Moreira; Muro

    ResponderEliminar
  2. Espectacular! Um abraço daqueles muito grandes para duas pessoas fantásticas. Longe de Portugal mas perto o suficiente para ajudar e apoiar qualquer amigo. Obrigado pessoal. E sim, nunca serão esquecidos, pelo menos por nós :)
    Ricardo & Paula

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, descobri este blogue na pesquisa para um trabalho / projecto de escola. "Qual o país, no estrangeiro, onde gostavas de trabalhar?". Automaticamente a minha boca abre-se para formar as palavras "Nova Zelândia", país que sempre me atraiu, desde pequeno miúdo, vá, digamos jovem adolescente [e desde que me apaixonei pelos filmes d' O Senhor dos Anéis].
    Comecei a pesquisa, não faz nem dez minutos agora, e descobri este fantástico espaço, que certo me irá ajudar na elaboração da minha pesquisa, mas também na, a partir de agora, assídua consulta como plataforma de conhecimento e cultura, daquela que ultrapassa toda e qualquer forma de avaliação escolar.
    Fiquei rendido ao espaço, completamente! Naturalmente que o irei explorar e aprofundar o mais que puder!

    Bem-haja,

    Isa António Ormonde

    asombrialuz.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares