Os Portugueses na Nova Zelândia...

Apesar de nos últimos tempos o sentimento de ser Português estar mais vivo nos Portugueses a viver na Nova Zelândia por causa do Mundial de sub-20 da FIFA, onde a "seleção das Quinas" está a jogar, nem só de futebol vive este sentimento.

Para nós, o sentimento vive-se em cada contacto com os outros Portugueses. Isto acontece no dia a dia e também em ocasiões especiais, como aconteceu neste fim de semana, por ter sido dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas (durante a semana, onde aqui não é feriado, por isso passa para o fim de semana). 

Provavelmente vivemos mais estes dois eventos (Mundial de Sub20 e Dia de Portugal) que se estivéssemos em Portugal (estou certo que sim). 

Na verdade até já dediquei dois posts ao futebol no blog, mas este não é dedicado ao futebol. É dedicado aos nossos momentos com os Portugueses em si.

Estes foram alguns dos Portugueses que nos acompanharam e vibraram connosco no estádio (e, na segunda foto, na fábrica de chocolate... também se vibra numa fábrica de chocolate).



Claro que estes não são os únicos Portugueses de Christchurch (e não eram sequer os únicos com quem estivemos no estádio). 
Este fim de semana, tal como fizemos o ano passado, depois do Dia de Portugal, juntámos-nos para falar em Português por uma tarde e, obviamente, levar "alguma" comida. Este ano nem todos puderam estar presentes (ficam para os encontros de futebol) mas foi possível manter a "tradição" da reunião. Estas são algumas fotos do encontro de Christchurch deste ano.






Ainda tem sido muito interessante para mim acompanhar nas redes sociais (leia-se Facebook) todos os movimentos de Portugueses (muitos que não conhecemos), espalhados pelo país, para se encontrarem (muito por causa do futebol). Isto um pouco por todas as cidades. Na visita a Dunedin conhecemos mais alguns e a comunidade de Hamilton (local onde Portugal está a fazer mais jogos, e jogo amanhã) continua a fazer furor no apoio à seleção (e com alguns adeptos vindos de Auckland). 

Não é algo que procuremos o tempo todo (só estar com Portugueses), até porque grande parte dos nossos amigos aqui são de outras nacionalidades, mas estes encontros também são muito bons para matar saudades de algo que dentro de nós que grita Portugal.

Como curiosidade, a influência Portuguesa na Nova Zelândia já vem de há muito tempo. O 3º governador (1845-1854) e 11º Primeiro-Ministro (1877-1879) da Nova Zelândia, Sir George Grey, nasceu em Portugal (Lisboa) no longínquo ano de 1812. Para quem acha viajar até cá complicado, imagem como seria nessa altura. 
Gosto de ler sobre os países onde vivo e a sua história. De vez em quando deparo-me com curiosidades destas. Portugal sempre presente na história... e nós Portugueses, quer se queira, quer não, fazemos parte dessa história, mesmo que à distância... 

p.s.: amanhã Portugal joga contra o Brasil na Nova Zelândia... vai ser à uma da tarde daqui, duas da manhã  em Portugal (na madrugada de Sábado para Domingo). Não nos vão ver no estádio porque esse jogo é na Ilha Norte, mas uma vitória representa um jogo nas meias finais aqui na nossa cidade.

Comentários

Mensagens populares