Residência e 6 meses de alegrias...

Depois de todas as aventuras relatadas aqui no blogue para ter passaportes e vistos finalmente somos residentes por completo da Nova Zelândia.

Até este momento o nosso visto dava-nos a garantia de sermos "cidadãos de outro país a trabalhar temporariamente na Nova Zelândia" (no nosso caso por dois anos e meio).
A partir desta semana somos residentes da Nova Zelândia. Algumas das diferenças incluem, entre outras coisas, o facto de podermos trabalhar por tempo indefinido e em qualquer parte do país, ter educação gratuita, ter direito aos diversos subsídios sociais e votar nas eleições no país.


A única restrição que temos são as condições de viajar para fora do país. Só podemos estar fora 6 meses por cada um dos próximos dois anos. Se cumprirmos essa cláusula o visto passa a ser de residente permanente e ficamos com os direitos quase iguais aos cidadãos Neozelandeses (excepto candidatar a cargos políticos ou fazer prostituição de forma legal - thanks for noticing Ben + Google Translator), ou seja, mesmo que saíamos do país podemos voltar a qualquer altura da nossa vida. Três anos depois desse momento podemos também pedir a cidadania.

A vida faz-se destes pequenos triunfos que por vezes dão muito trabalho (mais do que muitas vezes parece). Outro triunfo para este dia foram os 6 meses que a Sofia fez hoje... Meio ano de muita, muita alegria...

Comentários

  1. Olá Rui,

    Depois de muito consultar os teus fantásticos blogs, decidi enviar-te este comentário diretamente do PORTO, grande nação que nos enche o coração.
    Tal como o Rui gostaria imenso de poder vir um dia a residir com a minha família na Nova Zelândia. Estou a dar os primeiros passos para que isso aconteça. Sei que é difícil, porém estou a faze-lo com a ajuda de Migration Planners (Immigration Advisory). Sem te querer aborrecer, agradecia muito uma opinião tua ou talvez um conselho sobre esta entidade, caso conheças, se são credíveis e de confiança!? Quando falamos em emigração, envolvendo custos elevados para estas entidades, toda a informação que conseguirmos recolher é bem vinda.
    LMPORTO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LMPorto,
      É assim, conhecemos várias pessoas que os usaram e ficaram satisfeitos.
      No nosso caso evitamos usá-los porque achamos excessivo o preço que cobram para o serviço que oferecem (chegamos a pedir orçamento).

      No nossa caso, seria muito difícil não termos pontos para conseguir o visto por isso tínhamos margem de manobra para perder pontos por ingenuidade e por isso achamos que estaríamos a dar mais de 4000$ (foi o que nos pediram) para não fazerem nada. O que dá realmente trabalho continuávamos nós a ter de fazer visto que eles não ia arranjam os documentos necessários.

      Independentemente disso quem os usou gostou. Se a empresa pagar (como nos aconteceu no primeiro visto) aí tem é que se aproveitar...

      Já agora, os Migration Planners tem de ser certificados. Eles avisam sempre aqui para se certificarem que eles são mesmo certificados.
      Espero que tenha sido útil.
      Rui
      (tive de responder aqui porque não deixou contacto)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares