Pauliteiro ou Pauliteira?

Durante os meus diversos anos no Orfeão Universitário do Porto, um dos grupos que mais  marcou a minha presença por lá, apesar de não ser o grupo que participei mais anos, foi o grupo de Pauliteiros de Miranda.

Depois de diversos anos no grupo, de ser responsável e ensaiador e de ter feito vários e bons amigos, que ainda hoje mantenho muito contacto, ajudei um grupo de fantásticas raparigas a fundar o grupo de Pauliteiras de Miranda do Orfeão Universitário do Porto. Foram muitas, muitas horas de ensaios que valeram cada momento e quem ainda hoje, vários anos passados e para minha grande felicidade, dão frutos.

Depois deste meu enorme (e engrandecedor para mim) envolvimento com estes dois grupos ainda fiz parte do grupo de Pauliteiros de Miranda da AAOUP.

Assim, quando esperávamos pela próxima geração, uma dúvida surgiu:
Mais do que saber se era menino ou menina, a pergunta era se seria Pauliteiro ou Pauliteira?

Vários dos meus amigos e amigas próximos destes grupos fizeram a pergunta desta maneira.
Com o nascimento da Sofia a resposta estava dada: Pauliteira.

Uma amiga Portuguesa, aqui da Nova Zelândia, assistiu a estas conversas no Facebook após o nascimento, fez alguma pesquisa por estes grupos e resolveu dar uma prenda à Sofia, para ela não se esquecer do resultado da disputa.
(Continuo a dizer que somos acarinhados por estas pessoas fantásticas que conhecemos por este lado.)

E assim a Sofia teve o seu primeiro peluche totalmente personalizado: uma Coelhinha Pauliteira.






Por esta razão, a minha proximidade com as terras de Miranda é muito grande e isto aconteceu na mesma semana em que um bom amigo que conheci nestes grupos me mandou esta lembrança acompanhado de outras coisas boas: uma cópia do livro "O Principezinho", que já falei aqui num post anterior, em Mirandês, a segunda língua oficial de Portugal.


Para quem nunca viu uma actuação de Pauliteiros de Miranda, nem na TV, e não sabe do que estou a falar, aqui fica uma das minhas últimas actuações antes de vir para a Nova Zelândia.
Não digo onde estou, mas estou lá a dançar...


Comentários

Mensagens populares