Nova bandeira da Nova Zelândia?

Já escrevi aqui um pouco sobre bandeiras no hemisfério sul (e se calhar é interessante relembrar para esta mensagem) mas o que hoje vou escrever aqui, na Nova Zelândia, já começa a não ser novidade mas estou certo que para o resto do mundo ainda o é. Assim podem dizer que "o leram aqui em primeiro lugar", um dia que isto chegue aos noticiários.

Começa a haver um movimento para a Nova Zelândia mudar de bandeira. Este movimento é tal que o próprio Primeiro Ministro já expressou o seu interesse neste troca. A maior parte das sondagens indica que a população deseja a troca embora não havendo é consenso na escolha.

Mudar uma bandeira não é uma decisão que se faça de ânimo leve, de certo irá passar por um referendo e vai sempre ser um processo lento, mas acredito que na próxima década aconteça. Quem sabe nesta altura até terei "voto na matéria", mas para já algumas alternativas começam a mostrar-se como mais fortes.

Uma destas é a bandeira negra com o "silver fern" que representa os All Blacks, mas apesar de esta ter alguns apoiantes não me parece que o país vá optar por uma bandeira negra.

Ainda há diversas opções mais viradas ao lado Maori mas isso sinceramente não acho que estejam a representar verdadeiramente a população do país.

Sendo assim aquela que acredito a melhor alternativa até ao momento (e que acredito que vá ser qualquer coisa perto disto a futura bandeira, caso se confirme a troca) é esta abaixo em ponto maior. Tem todos os elementos da país, mantêm a Southern Cross, tem a cor dos Maori e a planta que mais representa o país (que por falar é bem bonita e diferente dos fetos que se vê em Portugal por exemplo).




Como curiosidade, há meio século atrás também o Canadá tinha uma bandeira similar com aquela da Nova Zelândia agora e optou pela troca usando para isso a vegetação que mais representava o país (Maple Tree) em detrimento do animal (o castor). Da mesma forma acredito que seja usado o "Silver Fern" em detrimento do Kiwi (que já está na bandeira das forças armadas). 





Comentários

Mensagens populares