Honestidade... Nível: Nova Zelândia... Parte II

Há cerca de um ano escrevi aqui acerca da honestidade na Nova Zelândia.
Mas a honestidade não é algo que se vê só num acto. A honestidade vê-se no conjunto de actos no dia a dia neste país.

Não digo com isto que é um país sem crime mas é um país que a palavra basta para as pessoas confiarem umas nas outras. Como em todos os lados, é claro que há casos de abuso dessa confiança mas esses rapidamente são tornados públicos e são tão poucos que não compensa um conjunto de regras só para os evitar.

Por exemplo, quando se tem uma acidente de automóvel as pessoas conversam ali o que aconteceu ficam com os contactos e ligam para os seus seguros, mas não há papeladas ou declarações assinadas por trinta e um para descrever o que aconteceu ou polícia. E isto é um exemplo de muitos.

Apesar de gostar de respirar este ambiente saudável de confiança, às vezes ainda fico surpreendido:
Há uns dias fiz uma encomenda de umas peças para montar uns móveis na casa. Parte já tinha sido entregue na semana passada mas faltavam umas portas. Hoje ao chegar a casa encontrei este cenário (foto). Aparentemente como não estava ninguém em casa, simplesmente deixaram as portas da minha encomenda encostadas ao portão da garagem nas traseiras e foram à sua vida. Nada de papeladas a garantir entrega ou prevenir que fossem roubadas. Quando chegasse a casa de certo veria as portas.


Se há alguma coisa que aqui não encontro é o "chico espertismo" que já vi em tantos lados (em Portugal há mesmo malta com Doutoramento no assunto). Aqui  a honestidade é tão natural e as pessoas tem tanto orgulho nela. Espero que isto não mude no futuro porque é uma sensação mesmo boa confiar nas pessoas...

Só lamento que no meu país não sinta o mesmo e quem mais desonesto é mais depressa chega ao topo. Ou se acham mais espertos que os outros e por isso tem direito a algo mais porque "o outro que tivesse atento ou que fosse esperto". Ainda há aqueles que prejudicam os outros mas acham que é para aprenderem a lição...

Comentários

  1. Quando estive na Alemanha, achei tão estranho deixarem-me uma encomenda pousada na entrada do edifício que reclamei com a companhia de entregas :)

    Lá me explicaram que é normal, e que em regra, ninguém rouba nada...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares