Sydney... de volta à cidade...

Depois de mais de uma semana em viagem pela "maior ilha do mundo" chegou a vez da maior cidade da Austrália: Sydney.

O grande objectivo da visita a Sydney era termos a sensação de "voltar à cidade", ter um pouco mais de "eventos culturais" e "ver mais pessoas na rua" do que aquelas que temos em Christchurch. Isto a acrescentar, obviamente, ao desejo que já tinha há muitos anos de um dia fazer a passagem de ano na Baía de Sydney com a Ópera e a ponte como fundo.

Assim os nossos dias nesta última semana foram passados a andar pelas ruas de Sydney, ver algumas lojas (com variedade de artigos), ir ao cinema ver um filme no cinema com o maior ecrã do mundo (que para ironia acabou por ser um filme filmado na Nova Zelândia: Hobbit 2), ir ver um concerto na Ópera de Sydney e ir a esplanadas e bares inclusive com Portugueses que estão por este lado do mundo (que conhecíamos de diferentes sítios). Um programa de verdadeiro relax, com umas boas horas de sono e ainda uns jantares em restaurantes Portugueses (que em Sydney há vários). O final das férias foi feito com um dia de praia já no novo ano.

Quanto à passagem de ano em Sydney é qualquer coisa do outro mundo. Pelo menos deste lado do mundo. Mais de um milhão de pessoas à volta da Baía, algumas já instaladas desde a manhã a procurar a melhor posição. Muitos barcos (uns com mais autorização que outros) estrategicamente colocados e todo um aparato que sinceramente é indescritível. Quanto ao fogo de artifício em si, foi bastante interessante e envolvente (principalmente na nossa localização). Na realidade são "os fogos", porque há dois: uma sessão para as crianças às 21h e depois a oficial à meia noite.
Ainda que o fogo fosse de boa qualidade (sem dúvida), esperava algo ainda maior (ou pelo menos... mais longo - foram 10 minutos). Provavelmente esperava algo como nunca tivesse visto...

Apesar do fogo ficar ligeiramente abaixo das expectativas a experiência em si (de tudo que envolve o evento) foi fantástica e é algo a fazer-se uma vez na vida (e uma vez chega por causa de tudo o que envolve, principalmente ficar em Sydney nos dias de passagem de ano, que fica bem mais caro que noutra altura do ano qualquer e requer uma preparação com mais de 6 meses de antecedência).

Como nestes dias não tínhamos Internet suficientemente boa para escrever no blog e mandar fotos rapidamente, aqui fica agora também um resumo em fotos dos passeios por Sydney (escusado será dizer que a minha zona favorita foi a da Baía, embora a zona onde ficamos, Newtown, também foi interessante pela sua "onda mais relax":








Nota: a Ópera de Sydney fez o ano que acabou agora 40 anos... algo que acho fantástico tendo em conta a sua arquitectura e todos os detalhes na sua construção... 

Comentários

Mensagens populares