Natais longe de Portugal...

É estranho ler no Facebook todas as pessoas a fazer a viagem de regresso a Portugal. Contei pelos dedos das mãos os Portugueses que conheço no estrangeiro que não foram/vão/estão a ir para Portugal neste Natal. E destes quase todos vão receber visitas da família no país que agora os abriga.

É uma pequena sensação de vazio mas ao mesmo tempo não sentimos que estamos longe da nossa família. Falámos regularmente para casa durante várias horas e sentimos-nos bem com isso. Falta-nos aquele encontro mas é compensado pelo aconchego de saberem que estamos bem e nós sabermos que está tudo bem com eles também.

A não ida a Portugal não é algo que nos fosse forçado, mas, tal como no ano passado, é uma decisão refletida. Uma ida a Portugal implicaria muito mais que o dinheiro da viagem:
São 80 horas de voo, lidar com dois jet lags e na realidade aproveitar pouco por causa do cansaço e serem só duas semanas.
Ainda estamos finalmente no Verão e com o bom tempo (o irónico é que enquanto estou a escrever apesar de estar calor está a chover... mas têm estado bons dias) e ir para o Hemisfério Norte era voltar para o Inverno e com dias curtos: Resumindo: na realidade há diversos contras.

E afinal uma família a dois não deixa de ser uma família e o encontro com os nossos pais vai ser já para breve (é um breve relativo mas tendo em conta que já se fazem os preparativos da viagem parece muito mais perto). Os amigos sabem que tem sempre a porta aberta para visitar e alguns já estão a fazer planos para 2014.

Assim com um Natal a dois é possível ter uma logística completamente diferente porque só é preciso carregar poucos presentes e por isso fazer em qualquer sítio (apesar de termos a árvore de Natal aqui em casa). Com duas semanas de férias, o Natal este ano vai ser em Melbourne e a passagem de ano em Sydney. A viagem começa amanhã e apesar de as malas não estarem prontas (daqui a 24 horas já estamos no avião) o plano já está no esboçado. Esboço porque, com alguma aventura sempre à mistura, fazem-se sempre algumas alterações à medida que se faz a viagem.

Em baixo fica o mapa do nosso plano para a nossa "Aussie Road Trip" com os destinos de onde planeamos dormir marcados assim como alguns dos desvios para ver algumas coisas. Normalmente fazemos sempre estes planos para todas as viagens que fazemos (no que toca a viagens de carro/carrinha/comboio) para nós mas desta vez partilhamos aqui também.

É a nossa maneira de ter um "Feliz Natal"... Se não podemos estar perto e rever muitos daqueles que gostamos, pelo menos damos a alegria a aqueles que gostam de nós de saberem que estamos muito bem e a aproveitar cada momento da vida a conhecer esta bolinha azul que todos partilhamos como sendo o nosso planeta...

Nas próximas semanas o blogue deve ter muito mais actividade, mas para aqueles que só lerem esta mensagem hoje e não leiam as próximas mensagens, que tenham todos um Natal muito feliz, seja com a família ou amigos em Portugal ou em qualquer lugar do mundo...


Ver o mapa em grande 

Comentários

  1. Descobri o blog há bem pouco tempo, e admiro a vossa coragem! Fico a aguardar novos post!! Bom Natal e tudo de bom!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares