Riscos nas aventuras na Nova Zelândia...

A Nova Zelândia é sem dúvida um dos países do mundo com maior beleza natural e, por isso mesmo, há diversos turistas a vir visitar o país em busca destes locais que trazem na imaginação e que os querem ver na realidade.

O problema é que a beleza natural está sujeita à própria natureza e esta nem sempre é um lugar onde segurança das pessoas está acima de tudo o resto.
Por essa razão todos tem de conhecer os seus próprios limites e devem procurar saber o máximo de informações sobre os locais que vão visitar. Quando isso não acontece as consequências podem ser graves.

Um exemplo disso são as mortes que acontecem nos glaciares, onde as pessoas vão a lugares muitas vezes sinalizados como perigosos (mas sem controlo forçado). Este ano já houve duas mortes e em anos anteriores estas também aconteceram, mesmo nos glaciares mais visitados. Muitos vezes apenas na procura de uma foto mais aventureira.

Nestas últimas semanas tem também sido noticiadas várias as mortes na procura de algo mais na natureza. Duas foram de alpinistas no Monte Cook, o ponto mais alto da ilha, que caíram enquanto o escalavam em acidentes distintos. Ainda há diversos outros acidentes em barcos (muitas vezes os ocupantes não levam os coletes).

Mas por vezes há coisas que não são fáceis de controlar/evitar: A semana passada o carro de dois turistas Canadianos foi levado por um deslizamento de terra numa estrada no território mais remoto. Apesar de vários motoristas terem voltado para trás devido ao mau tempo a carrinha deles avançou na direcção mais remota (afinal a estrada estava aberta e aqui eles fecham as estradas quando não há segurança) e acabou por deslizar para um rio sendo depois arrastada por este.

Muitos "aventureiros" vem para este país pelo sua beleza mas é um local onde a natureza de facto impera e por isso tem que se ter cuidados acrescidos. Recomendo quem tenha intenção de visitar a natureza remota da Nova Zelândia (que de facto vale a pena a visita) a visitar esta página. São alguns passos que ajudam a ter uma pouco mais de segurança (dentro do possível). Depois é estar preparado para todas possibilidades.

Comentários

Mensagens populares