America's Cup - Team New Zealand...

Já falei aqui um pouco de desportos na Nova Zelândia.
Já falei como gostam do críquete e como o râguebi é o desporto equivalente ao futebol na Europa.
Aprendi muito sobre estes desportos, mas até estava à espera disso. Não estava à espera era da loucura com a America's Cup...

Neste últimos dias tem estado a decorrer a 34ª edição desta prova de vela na baía de São Francisco. Segundo encontrei esta é a mais antiga competição desportiva ainda a decorrer. Será qualquer coisa como a F1 dos barcos (o que eu ponho um pouco em causa, a parte de serem barcos,  visto que mais parece que eles voam)... De facto super interessante de assistir.

A final deste ano está a ser disputada entre a Emirates Team New Zealand contra a Oracle USA. Depois da jornada de hoje o resultado está:
Oracle USA (-1) - 6 ET New Zealand
(nove vitórias para uma equipa se sagrar campeã)

Sim, os Estados Unidos para além de estarem a ser completamente dizimados em prova ainda começaram a prova com dois pontos negativos por terem feito "batota" durante uma das provas antes da final.

Uma das coisas mais fantástica que aprendi sobre esta prova (que se realiza, mais ou menos, a cada 3 anos, embora às vezes possa ser mais, tipo campeonato do mundo de futebol) é que a equipa vencedora da prova decide as regras da próxima competição (sim, as regras). Para além disso a equipa vencedora escolha o local da próxima competição. Assim, se a Nova Zelândia conseguir ganhar mais três provas será de esperar em três anos a prova em Auckland. A final é feita a dois, ou seja, o campeão só é desafiado por uma outra equipa (que tem de ganhar uma outra competição qualquer - definido nas regras - para ter o direito de desafiar o campeão).

Mas porque digo que é a loucura?
Imaginem uma rádio como a RFM, popular mas que não passa desporto, só o ocasional noticiário, parar a emissão para relatar partes de uma corrida. Os nossos colegas de trabalho todos a falar disso no intervalos e com os monitores sempre com um quadrado com a transmissão em directo da competição. Ser notícia de abertura dos telejornais.
O investimento nestes barcos de MILHÕES de dólares.

O facto da Nova Zelândia estar a cilindrar os Estados Unidos (como já devem perceber, a equipa campeã em título) está a ajudar imenso, principalmente por muitas vezes começar atrás e depois ultrapassar e deixar a equipa de São Francisco a milhas (literalmente). Isto ao ponto da equipa America já ter trocado de estratega da equipa a meio da prova (como trocar de treinador ou capitão de equipa a meio do campeonato do mundo).

É a loucura, mas tenho de admitir que estou rendido por causa das velocidades loucas e do que fazem.
Vejam aqui as provas de hoje para terem uma ideia...





Comentários

  1. Bom dia.
    Estive a pesquisar sobre expatriados na Austrália/Nova Zelândia e encontrei o seu contacto, como tal, queria lhe pedir alguns conselhos sobre procura de trabalho na Nova Zelâdia. Eu gostava de fazer aí o meu estágio, no entanto, não sei por onde começar, se a Nova Zelândia tiver um sistema de pontuações igual à Austrália não cumpro os requisitos, por isso queria perguntar se, encontrando uma empresa que me dê um estágio, tenho mais hipóteses em ter o visto. Mais, queria perguntar se, como Engenheiro Civil, se sabe se será fácil para mim encontrar uma empresa que me recrute...Qualquer aconselhamento adicional será bem vindo.
    Aguardo resposta.
    Desculpe a falta de adequabilidade do comentário mas queria mesmo deixa-la

    Cumprimentos,
    Ricardo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares