Râguebi e Haka: Final dos Super 15...

Admito que era completamente ignorante relativamente ao râguebi  antes de aterrar por estas terras de Sua Majestade Elizabeth II. Ainda hoje estou longe de ser um "expert", mas pelo menos já percebo como funciona o campeonato principal e já sei a maior parte das regras.

O interessante é não haver um "campeonato nacional" no conceito que o temos no futebol, mas sim um campeonato internacional com 5 equipas de cada um dos principais países que praticam o râgueby: África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. A este campeonato chamam o Super 15 Rugby.

No final da época regular há um playoff para determinar o campeão absoluto, um bocado parecido com o NBA (para quem sabe como funciona). O vencedor deste troféu é tipo o vencedor da Liga dos Campeões para os seguidores do futebol.

Este ano os campeões da época regular e do playoff  (logo o campeão da competição) foram os Chiefs de Hamilton. Ou seja o título ficou aqui pela Nova Zelândia numa final contra o Brumbies de Camberra (Austrália). Os Cruzaders (de Christchurch) perderam na meia-final frente aos Chiefs por um ponto. Um jogo interessante de ser ver num pub, no meio de adeptos Kiwis e Aussies (eu só estava lá para um aniversário mas foi super interessante de assistir).

Hamilton, onde também foi a final, é uma das zonas mais influenciadas pela cultura Maori, cultura esta que se faz representar no râguebi (para além dos inúmeros jogadores) através do Haka.
Por essa razão, no final do jogo esta foi a celebração que a equipa fez:

Vejam a partir do minuto 2:00, não é um dos Haka's (há mais que um) que são normais ver nos All Blacks:

Comentários

Mensagens populares