Seddon: a cidade do terramoto...

A cidade de Seddon, na Nova Zelândia (na ilha onde estou a viver), foi ontem notícia a nível mundial por ser a cidade mais perto do epicentro do terramoto de 6.5 que causou imensos estragos na capital do país.

Depois de um dia muito agitado os habitantes acordaram esta segunda-feira com uma notícia ainda mais avassaladora: É que quando acordaram tinham a sua cidade no estado de Victoria, na Austrália, a 20km de Melbourne.

Pelo menos foi isto que noticiou um jornal dos Estados Unidos da América ao relatar que o terramoto de ontem tinha sido na Austrália.

Podem ler esta obra prima de jornalismo aqui (podem ler o artigo original no final da notícia pois entretanto foi corrigido).

Basicamente o jornalista confundiu a cidade de Seddon, Marlborough, na Nova Zelândia com a cidade Seddon, na Austrália ao lado de Melbourne.
A partir daqui o jornalista, se é que se pode chamar assim, usou muita imaginação e encontrou a cidade de Napier na Australia, para a confundir com a cidade de Napier na Nova Zelândia, e dizer assim que o sismo se fez sentir a mais de 3000km (é só imaginar todos os sismos em Itália a fazerem-se se sentir em Portugal).

Para além da coleção de erros de geografia e de toda a imaginação do jornalista a falar da falha que ligava estas duas cidades, tinha logo de confundir uma cidade na Nova Zelândia... pondo-a na Austrália... (era o mesmo que dizerem Braga em Espanha, para grande parte do Portugueses).

O jornalismo está mesmo na "Rua da Amargura" e é mesmo a nível mundial. Isto depois da notícia da semana passada dos nomes dos pilotos dos aviões no acidente de São Francisco a somar ao muito que leio em Portugal. Não consigo fazer mais que abanar de cabeça de reprovação.

Por muitas desculpas que peçam a seguir, supostamente deviam ser profissionais. Deviam mas...

Comentários

Mensagens populares