As mentiras da Lua...

Quando era pequeno ensinaram-me que a Lua era mentirosa. É daquelas coisas que até hoje nunca me esqueci. Ou seja, quando face iluminada (visível) tinha a forma de C ela não estava a Crescer, mas sim a Decrescer (minguar) e quando a sua forma era um D ela não estava a Decrescer (minguar) mas sim a Crescer.

O que nunca ninguém me explicou é que ela não era mentirosa em todos os países.
Aqui na Nova Zelândia, assim como em todos os países do Hemisfério Sul, a Lua é honesta e diz-nos a verdade (aqui deve ser influência a honestidade do país):
Quando tem a forma de C está a Crescer e quando tem a forma de D está a Decrescer.

A razão deve-se à perspectiva (não é como em tudo na vida?) que se tem dos vários locais do mundo de como está a Lua. Considerando as fases da Lua que se usa em Portugal ela está a crescer ou a minguar para todo o mundo ao mesmo tempo, mas a forma como é vista é que é diferente.

Nunca nos tínhamos apercebido disso até esta semana, quando depois da Lua Cheia a lua continuava a "crescer"...

Isto são algumas das maravilhas que se aprendem com a experiência de viver longe de tudo que assumimos como certo e verdadeiro...

Fases da lua - fonte:wikipédia
Para os mais curiosos, há ainda outras diferentes fases da Lua, como por exemplo as fases da Lua Havaianas (clicar na ligação para mais informação).

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares