Políticos desgraçados... Nível: Nova Zelândia...

Apesar da Nova Zelândia ser considerado o país menos corrupto do mundo não está livre de escândalos políticos. Mas apesar de aqui os casos serem "de rir" comparados com Portugal a sociedade não perdoa.

Nas últimas duas semanas o país ficou em choque (pelo menos foi capa de tudo quanto era jornal e abertura dos telejornais) porque o Membro do Parlamento Aaron Gilmore, que representa Christchurch, bebeu uns copos a mais e disse, em Hamner Springs, a um empregado do restaurante, que ele era um "Dickhead" (um "Caralho" em bom calão do Porto) e completou com: "Mas tu sabes quem eu sou? Eu sou um IMPORTANTE Membro do Parlamento" (este estava a demorar a servi-lo).

Isto bastou para ser notícia durante duas semanas (até já chateava, admito). Os jornais faziam machetes como por exemplo: "DEAD MAN WALKING" ou "Our IMPORTANT Member Parlament is visiting Christchurch" a cada aparição pública dele. Vários políticos da oposição e do seu partido pediam a demissão e começou-se logo a falar de outros casos como um outro empregado que ele já tinha tratado mal ou que ele tinha ameaçado o empregado que ia dizer ao Primeiro Ministro para o fazer despedir.

Hoje, ao fim de nem duas duas semanas, o Gilmore pediu a demissão do governo e vai abandonar de imediato o parlamento. Nem um pedido de desculpas lhe bastou e não teve o Primeiro Ministro do lado dele neste processo.

Não consigo deixar de comparar a realidade deste país com a minha pátria. Se fosse em Portugal já o estou a imaginar como comentador político (na realidade não se passaria era absolutamente nada porque ele seria o mais "menino" de todos). Casos como o de Relvas ou do Sócrates e a maneira como foram tratados comparados com este mostram bem algumas diferenças destas duas culturas e o que se tolera em cada uma delas.

Comentários

Mensagens populares