Reformas...


Desde muito novo nunca percebi a lógica do sistema de reformas Português.

Fazia-me confusão porque me parecia sempre injusto todos os cenários que via. Isto agravou-se depois de ver, por exemplo, vários políticos a receber várias reformas por poucos anos e reformas vitalícias aos 35. Todos (incluindo eu quando estava descontava em Portugal) tinham a certeza que estão a descontar (sendo obrigatório) com o cenário de nunca vir a receber esse dinheiro no futuro (verdade ou não, não sei...).

Bem, na Nova Zelândia o sistema é diferente. Chama-se Kiwi Saver. E isto é o pouco que já vou percebendo dele, que me parece muito mais justo.
Em primeiro lugar, não é obrigatório. Só desconta quem quer. Basicamente no final do mês as pessoas podem descontar 2 a 6 porcento do seu salário para uma conta especial num banco à sua escolha (desde que o banco seja Kiwi). O incentivo para isto é dado pelo Estado que dá os primeiros 1000$ para esta conta. Depois a empresa empregadora é obrigada a cobrir o valor que o seu funcionário escolher.

Ou seja, se eu escolher descontar 4% do meu salário por mês, o meu empregador é obrigado a também ele colocar um extra de 4% para essa conta.

Este dinheiro só pode ser levantado em condições especiais (por exemplo, no nosso caso, em caso de reforma ou de saída permanente do país). Há algumas outras excepções mas sinceramente ainda não as vi ao detalhe. As pessoas podem sempre saber quanto o seu dinheiro está a render e quanto tem. O sistema só é válido para pessoas com um visto de residência, ou naturais, e sinceramente parece-me muito mais justo e sem probabilidade de situações incompreensíveis.

Como não é obrigatório, há vários incentivos para as pessoas aderirem. Esta música (abaixo) é uma das que passa na rádio nesse sentido... Independentemente disso, parece-me mais justo no final e menos espendioso para o Estado, não será?

Comentários

Mensagens populares