Māori e Haka

O "povo original" da Nova Zelândia são os Māori.

Enquanto ando por aqui estou a tentar conhecer um pouco da sua história, e, historicamente não se fica com a melhor impressão deles. Tem todo um historial de guerras entre clãs digna de um filme guerra e conseguiram a aniquilação completa de uma raça, os Moriori, de quem, curiosamente, eles eram descendentes (embora não o soubessem). A violência era tal que o canibalismo chegou a fazer parte do seu historial.

Independentemente de tudo isto tem uma cultura fascinante e cativadora. É interessante saber sempre um pouco mais sobre ela.

Falar sobre os Māori num simples post seria injusto. Neste momento em termos de percentagem na população são num número bastante baixo, mas a sua cultura é sempre presente (incluindo a lingua). Isto é interessante de se ver e acho que é importante, mas acredito que em determinadas coisas são sobre-protegidos.

A face mais visível da sua cultura a nível mundial é o Haka tornado famoso pelo Haka dos All Blacks. Como há imensas falácias no que as pessoas acreditam sobre o Haka, não as vou enumerar aqui todas mas ficam algumas correções: o Haka não é executado só por homens e não é obrigatoriamente um dança de guerra.

Como exemplo disso aqui fica um Haka tradicional:

Comentários

Mensagens populares