Diferenças horárias... De Portugal à Nova Zelândia...

Das coisas curiosas que se aprende a lidar quando se muda de país, e esta já não foi a primeira vez que o fiz, é lidar com as diferenças horárias.

Na infância aprendemos a encarar as horas como algo muito fácil:
Temos uma hora e há outros fusos horários que diferem em X horas. Depois é só perceber o GMT + X que está tudo esclarecido, onde X seria um inteiro de -12  a 12.

Mas a verdade é que não é bem assim:
A semana passada estava com 13 horas de avanço relativamente a Portugal (GMT). Com a troca para horário de Verão em Portugal (e na Europa) passamos a ter apenas 12 horas de avanço (por aqui a hora não mudou).

Assim, durante uma semana, vamos ter 12 horas de avanço. No próximo fim-de-semana a hora também muda aqui, mas entramos em horário de Inverno, logo passamos a ter apenas 11 horas de avanço. No espaço de 2 semanas é possível ter-se três diferenças de horário diferentes para a Europa.

Mas se estas trocas até se compreendem, o que acho mais curioso nesta colecção de diferenças horárias é que as ilhas aqui vizinhas conseguem estar 14 horas no futuro ou seja, mais de 24 horas relativamente a outros pontos. Ainda conseguem ter 11 horas e 30 minutos ou 12 horas e 45 minutos de diferença relativamente à hora do meridiano de Greenwich (o nosso X deixou de ser um inteiro). Vejam só o mapa aqui das ilhas:



Independentemente disto tudo a verdade é que nos adaptamos e nem preciso de pensar quase nada para saber as horas na Europa ou no Brasil (para onde é normal se escrever ou falar). Adaptamos-nos sempre...

Comentários

Mensagens populares