Austrália e o "Underarm incident"...

Como na maior parte dos países, a Nova Zelândia também tem um "país rival", principalmente no que toca a desporto: o vizinho do lado, a Austrália.

Quando aqui se fala da Austrália muitas pessoas têm como argumento o "underarm incident". Este "incidente" aconteceu num jogo de criquet entre a seleção da Austrália e da Nova Zelândia. Basicamente (e tentando evitar explicar as regras do criquet que eu também não sei muito bem) no último ponto da partida a Austrália fez um lance que era legal mas considerado como falta desportivismo. A Austrália liderava por 5 e no último lance mandaram uma bola pelo chão (underarm) que evitava que a equipa adversária conseguisse fazer mais que esses pontos. Era legal, mas considerado falta de desportivismo num desporto que se diz de "gentleman".

Isto é algo que várias pessoas falam regularmente e inclusive a publicidade de algumas marcas faz referência a isso quando se trata de falar (mal) da Austrália:

Tui, uma das principais cervejas da Nova Zelândia.
(assim como os Neozelandeses são chamados Kiwis aqui, os Australianos são chamados de Aussies, mesmo na Austrália)
E é assim... Eu até compreendo, porque também sou "ressabiado" ao ponto de não esquecer algumas coisas que me fazem mas... isto aconteceu HÁ MAIS DE 32 ANOS.  Isto foi antes de eu ter nascido e ninguém aqui se esquece disto. Inclusive os muitos que ainda não tinham nascidos na altura.

Quando me disserem que não esqueço quando me fazem mal (intencionalmente como aqui) posso sempre dizer que até por isso este é o país certo para mim...
... mas já era tempo de eles deixarem de falar nisso.

Para quem quiser ver, tem aqui o lance polémico em versão extra-resumida:


Para verem o lance completo com direito a relato podem ver aqui ou ler um pouco mais sobre isto no artigo do wikipedia (em Inglês).

Mas depois muitos os Kiwis acabam por se mudar para Austrália em buscar de novas oportunidades. E os Australianos vem para aqui em busca de uma vida mais tranquila...

Comentários

  1. Fui ver a página da Wikipedia sobre o incidente e alguém tinha alterado parte do texto para "Greg Chappell, the gutless Australian captain [...]". ^^'

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares