Efeito Borboleta... e a força de Christchurch...

Para quem não sabe, o efeito borboleta é uma parte da teoria do caos que diz que as coisas estão todas relacionadas entre si (versão extremamente resumida... podem ler mais aqui). Chama-se assim porque foi dito que "o bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia causar um tornado nos EUA".

Sendo assim, há exactamente dois anos atrás a nossa vida mudou radicalmente.
O terramoto em Christchurch, que destruiu grande parte da cidade aconteceu há precisamente dois anos, e embora na altura nem tenhamos reparado muito (apesar de ser bastante noticiado) esse terramoto mudou completamente as nossas vidas. Por causa dele muitas pessoas perderam a vida, mas também muitas mudaram as suas (onde nos incluímos nós que viemos viver para esta cidade, por causa das oportunidades que surgiram).

A cidade renasce aos poucos assim como a nossa vida recomeça num lugar completamente diferente no mundo.

De tudo que vi e que vejo, só posso dizer que as pessoas de Christchurch são inacreditavelmente fortes. Ver uma cidade renascer da destruição é qualquer coisa que não se explica. Porque as dificuldades foram muitas e algumas ainda cá estão, e as pessoas continuam a lutar pelo que é seu. Somos pouco mais que observadores desta força deles, mas não podia deixar de escrever um pouco sobre isto.

Hoje, dois anos depois do terramoto, a cidade presta a sua homenagem com flores um pouco por todo lado... ainda com anos de trabalho pela frente, com símbolos destruídos, mas com a força que devemos ter para seguir em frente na vida.

Estou a adorar cada segundo desta cidade forte, magnífica e bela (e do país de uma forma geral)... e embora não seja perfeita (como nunca encontrei nenhum lugar que o fosse) é sem dúvida um lugar no qual vale mesmo a pena viver. Espero que o futuro assim o confirme.

Ficam as fotos que tirei hoje, dia 22 de Fevereiro de 2013... 2 anos depois...

Com uma cidade em obras as homenagens ficaram um pouco por todo lado.
Rua em frente à nossa casa, onde todos os cones tinham flores
Edifícios que ainda vão ser totalmente demolidos (são todos os que estão na foto)...
O imponente edifício da Polícia vai ser o próximo da lista a cair...
A Catedral Anglicana que era o símbolo máximo da cidade...  (como era antes
Flores que não deixam esquecer.
Catedral Católica como está hoje... (ver como era antes)
Local do edifício da CTV (Caterbury Television) onde morreram grande parte das pessoas no terramoto.
Para perdurar  na memória. Foi um dia estranho de se visitar hoje.
Lembranças daqueles que ficaram...

Comentários

  1. Olá Rui, gostei muito do seu blog, parabéns!Eu gostaria de te fazer uma pergunta, pelo que eu entendi você mora em Christchurch, estava pensando em trabalhar e estudar na cidade, você acha que vale a pena? que seria fácil eu conseguir trabalho? toda a cidade esta destruida ainda? Obrigada. Aline

    ResponderEliminar
  2. Olá Aline,
    Envia-me um contacto para te escrever. Aqui nos comentários não dá tanto jeito.
    Se for só mesmo para responder a essas perguntas: Sim, vale a pena viver, pelo menos eu gosto. O trabalho depende muito da área de trabalho e da experiência. Sim, a cidade ainda tem muito trabalho pela frente. O centro da cidade ainda não existe, e ainda vai demorar uns anos a existir, mas a cidade não pára por isso.
    Rui

    ResponderEliminar
  3. ola boa tarde(noite ai), vim parar no teu blog numa pesquiza sobre christchurch.
    Já tive a oportunidade de ir varias vezes a nova zelandia(wellington, auckland, christchurch) e australia quando trabalhei em navios de cruzeiro na australia(fairstar e outros).
    Gostei muito,tanto australia como nova zelandia são paises de pessoas fantasticas.
    Agora surgiu-me a possibilidade de voltar, mas para redisdir, pois em portugal estao a recrutar carpinteiros para a reconstrução dessa cidade. Eu não fazia ideia do trabalho que era, mas vejo que deve ter a ver com o terramoto.
    Há muitos portugueses ai?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares