Animais "perigosos " na Nova Zelândia...

Andava há alguns tempos a adiar este post, mas a notícia da morte de um banhista na Nova Zelândia atacado por um tubarão fez-me escrever este post.

Enviaram-me há pouco uma notícia que passou em Portugal. O curioso nestas notícias é que nunca passam a informação toda, e em vez de informar, acabam por fazer o oposto. Para quem quiser ler a notícia (em inglês), aqui fica a mesma notícia na Nova Zelândia.

Ao longo dos últimos meses já perdi a conta (mesmo) ao número de pessoas que me falaram do risco que tinha em vir para um país com "tamanha quantidades de animais perigosos" (como aranhas gigantes, cobras e afins) que a Nova Zelândia tinha. Mas a realidade é que aqui não há um único animal perigoso em terra, e no mar esta morte que aconteceu hoje foi a segunda em 35 anos. Nas notícias que passaram (sobre o incidente de hoje) algumas pessoas não se acreditaram imediatamente que seria um tubarão a atacar, tão raro isto é.

A Nova Zelândia é uma ilha com um eco-sistema que era originalmente formado por pouco mais que plantas e pássaros. Com a chegada dos Ingleses, chegaram também novos animais, como é o caso das (milhares de) ovelhas, vacas e outros animais domésticos.
Mas ninguém trouxe crocodilos, tigres, escorpiões, cobras e aranhas venenosas, logo estes animais pura e simplesmente não existem DE TODO em nenhuma das ilha. E o mar, ao contrário do que também me disseram, não está infestado por alforrecas.

Podemos fazer caminhadas sem nos preocuparmos com ataques de cobras, venenosas ou não, e as aranhas domésticas que temos não são dignas de nenhum "Aracnofobia".

Todos estes mitos surgem por causa da vizinha Austrália (aí sim a história é muito diferente), mas é sempre bom lembrar que estamos a mais de 3.000km de tudo isso.

Na realidade os dois animais mais perigosos que encontro aqui são: os coelhos (já sei que em Portugal também dizem que são perigosos por outras razões) e os kea's:

Os coelhos (que aproveito para dizer que são gigantes) porque são uma praga e aparecem no meio da estrada vindos do meio do nada (e ou atropela-se ou ainda se bate para desviar - já me desviei de uns quantos e apanhei uns sustos a meio da noite).

Os  Keas são pássaros parecidos com os papagaios, super inteligentes e que infelizmente não usam a sua inteligência para tornar o mundo um lugar melhor. Gostam particularmente de roubar coisas aos humanos e de destruir as borrachas dos carros estacionados. Já tive dois a olharem muito para o meu carro (eles só aparecem nas montanhas) e admito que fiquei um bom bocado a vigia-los. A fama deles não é por acaso... e no Inverno, quando for para esquiar tenho de descobrir como os afastar do carro.

Kea
Por falar em animais. O animal que mais representa a Nova Zelândia (e para não se confundir com os cangurus ou koalas da Austrália) é o Kiwi, que é um pássaro em extinção que só existe aqui.

Para as pessoas de cá este animal é tão representativo que a palavra Neozelandês  pura e simples não se usa para se referir aos habitantes de cá. São simplesmente os Kiwi's. Isto é "oficial" ao ponto dos próprios noticiários o fazerem. Os cães são proibidos em zonas onde existam Kiwi's, pois são seus predadores e é uma forma de os proteger.

Kiwi... o pássaro...

Comentários

  1. olá Rui,

    O nome é Mário estou a visitar a NZ e vou estar em Christchurch até domingo de manha, estás disponível para um encontro, trocar ideias sobre a cidade e o país?
    Não descobri o teu email teve que ser desta maneira.

    cumprimentos
    mário

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares