Remember, remember the 5th of November...

Hoje é dia 5 de Novembro.

Curiosamente na Nova Zelândia, bem como no Reino Unido, África do Sul, partes do Canadá e Caraíbas celebra-se o dia da captura (e mais tarde morte) de Guy Fawkes com a "Noite das Fogueiras". Rebentam-se foguetes (verdade seja dita já aqui oiço os foguetes a rebentar há alguns dias, os miúdos não resistem) e fazem-se fogueiras (essas admito que ainda não as vi, mas a noite também é só hoje).

Guy Fawkes foi um de 13 conspiradores Católicos Ingleses que em 1603 tentaram assassinar o rei protestante James I de Inglaterra, VI da Escócia (fazendo explodir o parlamento em Londres) pela falta de liberdade religiosa que ele dava aos súbditos. Ele foi apanhado com diversos barris de pólvora pronta a explodir na cave do parlamento devido a uma denúncia de um dos conspiradores que não queria mortes de outros Católicos na mesma explosão.

O curioso nisto é que já se "celebra" este dia desde esse ano (no Reino Unido) pela captura e exemplo do que aconteceu aos conspiradores e pela sobrevivência do rei. Mas hoje em dia quando se fala nesta figura e principalmente quando se vê a máscara representativa de Guy Fawkes vem-nos à memória uma outra interpretação desta mesma história, que nos é relembrada na banda desenhada V for Vendetta (que mais tarde deu origem a um filme):

- Os conspiradores estavam a lutar pela sua liberdade, contra a opressão e imposições que o rei e governo lhes estavam a fazer. Na realidade lutavam pelo que hoje assumimos como básico mas que acredito que nem hoje em dia acontece.


Na altura a população festejou o que seria a captura e morte daqueles conspiradores porque quando se está demasiado perto não se vê o óbvio, e vemos o que nos mostram (a notícia que passou para o povo na altura foi simplesmente: "o rei foi salvo..." e só muito mais tarde se soube a verdadeira história).

Este dia é celebrado na Nova Zelândia, um país que é considerado o menos corrupto do mundo. Portugal não celebra o 5 de Novembro. Lembra-se dele, na maior parte dos casos, por causa de um filme, mas à distância questiono-me se com tanta coisa má não deveria haver um 5 de Novembro também no país. Continuo a achar que os mais corruptos são os que aí mais facilmente chegam ao poder, tiram cursos sem estudar, mentem para ter votos prometendo o impossível e depois ainda há desses os que vão gozar o que roubaram para Paris. E o povo continua a ser iludido tal como em 1603 o povo na Inglaterra foi.

E questiono-me novamente quem afinal devia se lembrar do 5 de Novembro...


Comentários

Mensagens populares