New Zealand - Take 1

Três dias depois de aterrarmos em Christchurch pela primeira vez chegou a altura do primeiro relatório:

Neste terceiro dia senti o primeiro terremoto da minha vida. Foi no mínimo interessante sentir a casa a tremer. Não foi muito assustador, mas o coração acelerou, admito. Foi um sismo de magnitude 4,2 na escala de Ritcher e V na escala de Mercalli (clicar para detalhes desta escala). Algo que passa quase despercebido para um Neo-zelandês, mas que em Portugal seria motivo de abertura de telejornal (logo a seguir ao futebol e às notícias da crise, vá...).

Tem sido estranho ver como a cidade ficou depois do terramoto há ano e meio atrás. O centro da cidade é chamada de "Red Zone" e é de acesso interdito. Está guardada pelo exército e só empresas responsáveis pela demolição e reconstrução estão autorizadas as entrar. Para alguém do Porto ter uma ideia, vamos imaginar que se fechava a zona da baixa desde Jornal de Notícias até São Bento, incluindo a Torre dos Clérigos, que estaria também a ser demolida (que é o que está a acontecer ao edifício que representava a cidade).

Ontem assistimos a um (mini) protesto numa rua fora da Red Zone. O motivo era estarem a demolir (por razões de segurança) um edifício lindíssimo. Deve ser muito complicado para as pessoas verem estes edifícios que fizeram parte das suas vidas serem deitados abaixo. O que mais me marcou foi uma senhora nos seus setentas/oitentas no protesto com um ar super triste.


Fora isto, é fantástico ver a forma organizada como a cidade está. Tudo limpo, todos os locais de construção, re-construção ou demolição super organizados e limpos. A forma como as pessoas estão a dar respostas a todos os contratempos. Por exemplo, perto da Red Zone há agora um zona comercial onde todas as lojas estão em contentores, mas tem super bom aspecto. Por exemplo há 3 bancos (entre os quais um dos bancos em que abrimos a nossa conta) que estão nesses contentores, pintados de cores alegres e diferentes.


Christchurch é de facto lindíssima, e tudo à volta é verde. Fiquei mesmo rendido à cidade. Embora seja um bocado "paradita" (às 6h da tarde já não se vê ninguém na rua e está tudo fechado) tem tudo o que é preciso e importante e ainda muita "paz de espírito".

Tem sido dias "atarefados", mas está quase tudo resolvido. Só faltam uns detalhes de algumas coisas importantes: CASA e carro por exemplo.

Para já temos a casa da empresa, mas isso é uma solução temporária. Temos procurado, mas aqui a procura é muito superior à oferta, logo é "sete cães a um osso", e não estamos a ver a tarefa fácil a curto prazo, principalmente agora começando a trabalhar. A esperança é que agora tendo um carro (já estamos a tratar disso) seja mais fácil.

Neste capítulo de carros, a parte interessante é a condução pela esquerda. Os Test Drives ao carro tem sido uma aventura. Parece que nunca conduzimos  na vida. Até ao dar o pisca, liga-se os limpa pára-brisas e é logo a confusão pegada.

Nos próximos dias trato de dar mais notícias e colocar mais fotos, principalmente agora das coisas bonitas, que também há muitas.

Comentários

  1. Lindo lindo vai ser kd quiseres por uma segunda e coise, o carro morre totil... Ups, afinal meti uma quarta sem querer. LOL. Cuidado com as rotundas, são a cena mais complicada no que diz respeito a condução pelo outro lado. :)

    Quero ver fotos de montes, e de preferência moldados por glaciares. lol

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares