Prós e Contras

Vamos a uma pequena lista de pós e contra sobre a Holanda. Practicamente um ano depois da minha chegada cá, acho que já tenho direito a uma opinião sobre isto. Esta opiniões são a nível geral. Claro que a nível particular há excepções, mas isso é como em tudo. Escapam em quase todos os contras o membros da minha equipa de trabalho.

  • Pró - Uma mentalidade muito liberal a Holandesa, com drogas leves, eutanásia e prostituição legalizados.
  • Contra - A mentalidade liberal acaba precisamente quando se pára de falar nos assuntos acima referidos. Nas outras coisas às vezes custa entender os Holandeses. Uma mentalidade mesmo incompreensível. E muito frios na maneira de ser (nota do autor: Amesterdão não conta como Holanda, é outro mundo, diferente do resto do país).
  • Pró - As raparigas. Muitas loiras bonitas e de encher o olho por sinal. (Catarina... tu não estás a ler isto... é uma ilusão óptica)
  • Contra - As boas caracteríscas delas também acabam por aí. Foi rara a Holandesa simpática que conheci (encontrei algumas, mas para um ano cá, tenho de admitir que foi decepcionante). Tem todas a mania que são boas e se falamos para elas é de certeza porque que queremos mais alguma coisa (pelo menos na cabeça delas... enfim... até chateia)... e passado um ano já ficamos fartos de tantas loiras.
  • Pró - Eficiencia no trabalho. A maneira organizada como trabalham e como funcionam as equipas faz a diferença. A experiência de trabalhar cá fora foi/é sem dúvida gratificante, e faz-me abrir bastante os olhos. O trabalhar numa empresa média/grande (embora numa equipa pequena) e ver como mesmo assim se consegue fazer as coisas organizadas também ajuda.
  • Contra - Mesmo assim acredito que podiam ser muito mais produtivos se tivessem mais sentido prático. Às vezes parece que custa ligar o "ON". Há coisas que são óbvias e andam ali 'N' à volta para chegar a conclusões que estão ali à frente. Isto tanto a nível académico como profissional.
  • Pró - Método de ensino na faculdade. Não muito superior ao nosso (pelo menos comparado com a FEUP), honestamente, mas com uma visão muito mais virada para um mercado real de trabalho ou investigação.
  • Contra - Os alunos holandeses da faculdade. Os trabalhos deles pareciam desleixados (fora um ou outro muito bons, o resto ficou na base do mediocre). Não entendi isso. Sinceramente, acho que nesse nível até estámos muito mais bem servidos no Porto. (acho que é a falta de sentido prático de dois pontos acima)
  • Pró - Horário de trabalho, ambiente de trabalho nas empresas (na minha pelo menos) e qualidade de vida. Apesar de eles viverem no mundo deles fechados a todos que não são do pequeno circulo deles, dá-me a entender que a sua qualidade de vida é melhor, mesmo por causa do horário de trabalho.
  • Contra - O tempo e a comida... TIREM-ME DESTE FILME DE TERROR... Indescritível. Se há coisa que não vou sentir falta deste país é isto. Enquanto todos que estão a ler isto em Portugal estão cheios de calor, estou eu aqui a morrer de frio, a chover lá fora, e a pensar sériamente em ligar o aquecedor (ontem liguei mesmo). A comida não comento sequer...
Conclusão (também estava a escrever a conclusão do meu relatório de estágio antes de começar o post... coincidências):
Apesar da proposta para ficar cá ter sido tentadora, chego à conclusão que a Holanda é um país muito bonito para se viver um ano. Talvez até um ano e meio. Ver, conhecer e reflectir. Mas sou incapaz de me identificar com os Holandeses, e muito menos começar a organizar a minha vida cá, e por isso de volta à minha "Muy Nobre Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto". O futuro? Esse vem aí... logo se verá...

p.s.: post grande? é a minha distração para não estar o dia todo a escrever o relatório de estágio.

Comentários

Mensagens populares