Portugal VS Países Baixos (académicamente falando)

Estão calmas as coisas por cá.

Recebi a minha primeira VERDADEIRA nota desde que cá cheguei:

8,5 numa escala de 0 a 10. Fiquei contente... até porque foi das notas mais altas... (só mesmo três noves como notas mais altas, e algumas notas iguais, não muitas), ou seja acima da média.

Foi um trabalho bastante razoável no meu ponto de vista, e faz-me pensar, sendo estas uma das faculdades do topo dos topos na Europa, estaremos nós em Portugal assim tão atrasados? Pelo menos no meu ramo a sensação que me fica é que é um claro não. Sinto-me com a vida mais fácil aqui que lá, e não sou nem de perto tratado de uma forma mais "soft" por ser ERASMUS.
Nem o facto de ser estrangeiro ajuda nisso, porque tenho cadeiras de mestrados e muitos dos alunos de mestrado são estrangeiros. Faço os trabalhos que eles tem que fazer, e sou tratado igualzinho a eles (não que isso seja sempre bom).

Admito que a atitude dos alunos é diferente, e por isso talvez o maior sucesso da faculdade, mas se vejo um nível de alguns alunos à frente do normal, não me sinto com o mínimo "handicap" por vir da minha Faculdade. Pelo contrário.

Esta é a imagem do meu trabalho, já que não o posso demonstrar, como o Gonças está sempre a dizer que eu o gosto de fazer, explico: era uma simples fonte de água, com a respectiva animação, onde se via a água a mexer, quer da fonte própriamente dita, quer da que está no fundo. Estava giro... o próximo trabalho agora é ainda mais à frente...

P.S.: GRANDE VANTAGEM DAQUI: Aqui, ao contrário de Portugal, os directores dos cursos e professores ligaram o cérebro (volto a dizer que em Portugal está bem desligado os cérebros desta gente neste aspecto) e ao fim de 45 minutos os professores fazem SEMPRE um intervalo de 15 min. Não há cá nem sequer aulas de hora e meia seguidas. Por isso as coisas rendem SEMPRE muito mais. Para quando uma medida destas para Portugal?

E esta, hein!? (como diria o Fernando Pessa )

Comentários

Mensagens populares