Conselhos para a vida...

Corria o Verão do ano de 1999 quando ouvi pela primeira vez a música Everybody's Free (To Wear Sunscreen) de Baz Luhrmann. Simplesmente adorei a letra da música. Uma suposta conversa de alguém mais velho com um turma de finalista de liceu, a dar conselhos da vida é o tema da música. Verdade ou não se esta conversa existiu, a letra é fenomenal e devia-nos fazer pensar bastante.

Passaram 6 anos desde essa altura, e ainda gosto de a ouvir. Gosto de pensar que tento seguir estes conselhos ao máximo possível.

Então hoje resolvi traduzir esta letra para português. Obviamente antes de o fazer encontrei já algumas versões traduzidas, mas eram todas em brasileiro e sinceramente não achei nenhuma tradução bem feita (brasileiro... enfim... na net o Português é sempre do Brasil... triste para nós...). Então fiz eu a minha tradução (estou a começar a fazer concorrência à Sandrinha) e esta é a minha versão traduzida da letra "Baz Luhrmann - Everybody's Free (To Wear Sunscreen)", tendo uma ajuda de outras traduções e de ter a música sempre a tocar como fundo:

"Senhoras e senhores da turma de 99:
Usem protector solar...
Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro,diria: usem protector solar.Os benefícios, a longo prazo, do uso do protector solarforam cientificamente provados. Os demais conselhosque dou baseiam-se unicamente na minha própriaexperiência. Eis aqui os conselhos:
Desfrutem do poder e da beleza da vossa juventude...Mas... esqueçam... vocês só vão compreender o poder e a belezada vossa juventude quando já estes tiverem desaparecido.Mas acreditem em mim, dentro de vinte anos, vãoolhar para as vossas fotos e compreenderão, de um jeito quenão podem compreender agora, quantas oportunidades seabriam para voc~es e quão fabulosos realmente eram. Vocês não são é tao gordos quanto imaginam.
Não se preocupem com o futuro, ou preocupem-se, se quiserem,sabendo que a preocupação é tao eficaz quantotentar resolver uma equacao de algebra mascando chiclete.
É quase certo que os problemas querealmente têm importancia na vossa vida são aqueles quenunca vos passaram pela mente, tipo aqueles quetomam conta nós às 4 da tarde numa qualquerterça feira ociosa.
Todos os dias, façam alguma coisa que seja assustadora para vocês.
Cantem..
Não sejam impiedosos com os sentimentos dos outros. Não tolerem aqueles que são impiedosos com os vossos.
Relaxem..
Não percam tempo com invejas.Algumas vezes vocês ganham, outra vezes vocês vão perder.A corrida é longa, e, no final, só podem contar com vocês próprios.
Lembrem-se dos elogios que receberam. Esqueçam os insultos.(Se conseguirem fazer isto, digam-me como o conseguiram).
Guardem as vossas cartas de amor. Deitem fora extractos bancários antigos.
Estiquem-se..
Não se sintam culpados se não sabem o que fazer da vossa vida.As pessoas mais interessantes que conheço nao tinham,aos 22 anos, nenhuma ideia do que queria fazer da vida.Algumas das mais interessantes de 40 anos que conheçoainda não sabem.
Tomem bastante cálcio, sejam gentis com vossos joelhos.Vocês vão sentir falta deles quando eles se forem.Talvez vocês se casem, talvez não.Talvez tenham filhos, talvez não.Talvez se divorciem aos 40, talvez dancem uma valsa louca na vossafesta de 75 anos de casamento.
O que quer que façam, não se orgulhem nem critiquem demais.Todas as vossas escolhas tem 50% de hipótese de dar certo,Assim como as escolhas de todos os demais.
Aproveitem o vosso corpo da melhor maneira que puderem, não tenham medo dele ou do que as outras pessoas pensam dele.Ele é o vosso maior instrumento.
Dancem... mesmo que o único lugar que tenham para dançar seja a vossa sala de estar.
Leiam todas as indicacoes, mesmo que não as sigam.
Não leiam revista de beleza, tudo que
elas fazem é com que vocês se sintam feios.
Conheçam os vossos pais, vocês nunca sabem quando eles se vão embora de vez. Sejam agradáveis com teus irmaos, eles são o vosso maior vinculo com o passado e aqueles que, no futuro,provavelmente nunca deixarão de estar lá.
Entendam que os amigos vão e vêm, mas que há aqueles pouco preciosos que vocês tem que guardar com carinho.Trabalhem duro para transpôr os obstaculos geográficose da vida, porque, quanto mais vocês envelhecem tanto maisprecisarão das pessoas que conheceram na vossa juventude.
Morem em Nova Iorque uma vez,
mas mudem-se antes que a cidade vos transforme numa pessoa dura.
Morem na Califórnia do Norte uma vez,
mas mudem-se
antes que ela vos transforme nume pessoa mole.
Viajem..
Aceitem certas verdades eternas:Os preços sempre vão subir; os politicos sao todoscorruptos e mulherengos; vocês tambem vão envelhecer.E quando envelhecerem, vão fantasiar que, quando eram jovens,os preços eram acessíveis, os politicos eram nobresde alma e as crianças respeitavam os mais velhos.
Respeitem as pessoas mais velhas. Não espere apoio de ninguem.Talvez tenham uma aposentadoria.Talvez tenham conjugue rico.Mas, vocês nunca vão saber quando um ou outro pode desaparecer.
Não mexam demais com o vosso cabelo. Senão, quando tiverem 40 anosele vai ficar com a aparência de 85.
Tenham cuidado com as pessoas que vos dão conselhos,mas sejam paciente com elas. Conselho é uma forma de nostalgia.Dar conselhos é uma forma de resgatar o passadoda lata de lixo, limpa-lo, esconder as partes feias erecicla-los por um preço maior do que realmente vale.
Mas, acreditem em mim quando vos falo do protector solar..."

P.S.: se encontrarem algum erro, ou acharem alguma coisa mal traduzida, não se preocupem. A Sandrinha trata de me dizer os erros todos que aqui tenho. Ela faz isso mesmo sem eu pedir a quase tudo que escrevo na net, por isso aqui também o vai fazer de certeza.

P.S.2: se não conhecerem a música, gostaram da letra e a quiserem ouvir, falem comigo que eu arranjo-vos uma versão (em inglês, claro).

Comentários

Mensagens populares