Porquê?

Faz agora mais de uma semana que foram os atentados de Londres, nos quais houve aparentemente mais de 50 mortos, e hoje registaram-se minutos de silêncio por vários sitios.

Nos últimos dias tenho visto "nicks" de amigos e colegas no messenger a fazer referência com crítica aos atentados de Londres e a anteriores de igual mediatismo (Madrid e 11 de Setembro), e sinceramente... não entendo.

Porquê é que nos dizem tanto estes ataques? Porque as nossas sociedades são similares e o mesmo nos pode acontecer a nós, ou porque de facto nos sensibiliza? Ou ainda porque são "media" que nos dizem o que nós sentimos?

Infelizmento acredito que seja porque temos medo que nos aconteça a nós e porque os "media" assim nos dizem. Senão vejamos, ainda há dias morreram mais de 30 crianças no Iraque num atentado. Ainda ouço falar de Londres (estou neste momento a ver CNN e está a falar nisso) mas nisso falou-se dia e meio com sorte. Todos os dias milhares de crianças morrem em África, há atentandos em paises que não nos são próximos (a Turquia tem sido rica nisso) e sabe-se lá quantas coisas mais horríveis acontecem, mas nós cá continuamos a falar da meia centena de Londres.
Não que eu não dê valor a cada uma destas vidas, acredito que cada uma delas teria um valor incalculável para alguém. Para alguém elas seria o mundo, mas porque é que ainda falamos nós delas?

Isto leva-me aos "media"... São eles que controlam tudo? Porque tudo o que sabemos é o que eles nos dizem. Dizemo-nos informados, mas só sabemos o que eles querem, influenciados pela nossa própria sociedade.

Porque tenho de me sentir triste porque eles me dizem? Desculpem, mas não me sinto...

Posso me sentir envergonhado por atentados como este em Londres acontecerem dentro da minha "raça", mas sinto-me igualmente envergonhado quando vejo guerras desnecessários que levam a muitos mais mortos (há muito, muito mais de 50 civis que pareceram por exemplo na invasão do Iraque. O que tinham elas a menos que as pessoas de Londres?), políticos que dizem o que o pobre tem de poupar e continua a meter o seu (ou muitos seus) ao bolso, ou quando simplesmente vejo pessoas com responsabilidades ligadas ao futebol incentivarem violência nos estádios ao fazer provoções que dão motivos aos adeptos para se espancarem uns aos outros.

Certamente no futuro (se continuar a escrever) vou ter oportunidade de escrever mais sobre atentados, pois caso não tenham reparado, eles vão ser a guerra do futuro próximo. Não vai haver campos de batalha, apenas "vinganças" contra "vinganças". Se as coisas não mudarem muito acredito que Roma é a senhora que se segue, contra as opiniões de que será Lisboa (somos pequenos demais, para atrair os "media" mundiais). Espero me enganar e que não haja mais nenhum ataque, mas não acredito nisto.

E foi a minha reflexão mais profunda até hoje no meu blog. Também tenho direito a isto às vezes.

Comentários

Mensagens populares